Pilhas e baterias de Níquel-Cadmio (NiCad), são as únicas que admitem recargas. Para esta finalidade deve ser usada fonte de corrente constante, com valor especificado pelo fabricante no próprio invólucro da pilha ou bateria. O carregador que descrevemos serve tanto para recarregar este tipo de pilhas, como também baterias de chumbo-ácido, do tipo usado por fotógrafos profissionais para alimentar seus flashes.

 

Obs.: este artigo é de 1992 quando as pilhas recarregáveis ainda não eram tão populares.

 

Este circuito fornece uma corrente constante de 100 mA para baterias de até 12 V ou conjunto de pilhas que perfaçam até esta tensão.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho proposto.

 

   Figura 1 – Diagrama do aparelho
Figura 1 – Diagrama do aparelho

 

 

O transistor Q deve ser dotado de um pequeno radiador de calor, que pode ser uma chapinha de metal aparafusada em seu invólucro.

Os resistores R1 e R2 são de 1/8 W respectivamente, sendo R2 que determina a intensidade da corrente. A ligação de um potenciômetro de fio em série com um resistor de 10 ohms x 1 W e um amperímetro, permite ajustar a intensidade da corrente.

O potenciômetro deve ser de 47 ou 100 ohms.

A regulagem da corrente é feita com base num LED que funciona como zener de 1,6 a 1,8 V aproximadamente, dependendo do tipo.

Será interessante equipar o circuito de entrada do transformador com um fusível de proteção de 250 a 500 mA.

Os diodos retificadores podem ser substituídos por equivalentes como os 1N4002 ou BY127. O valor do capacitor eletrolítico não é crítico, podendo ser usadas unidades menores com até 470 uF.

Para a conexão das pilhas em carga pode ser usado um suporte convencional, ou se o leitor preferir pode usar um par de garras de cores diferentes (preto e vermelho), que serão conectadas em suportes avulsos de acordo com as pilhas de NiCad que devam ser recarregadas.

Devemos lembrar que as pilhas comuns ou alcalinas não devem ser ligadas a este aparelho, pois além de não serem recarregadas podem vazar ou até mesmo explodir, liberando substâncias tóxicas.

Para o caso de baterias, a conexão deve ser feita diretamente nos terminais por meio das garras, observando-se a polaridade.

O tempo de recarga para a maioria das pilhas de NiCad fica entre 12 e 16 horas, geralmente sendo indicado no próprio invólucro.

 

Q1 - TlP32

LED – LED vermelho comum

D1 e D2 - 1N4002 ou equivalente

T1 - transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 12 + 12 V e corrente de 100 a 500 mA.

C1 - 1000 uF x 25 V - capacitor eletrolítico

R1 - 1 k ohms x 1/8 W - resistor

R2 - 22 ohms x 1 W – resistor