Eis um radinho simples para o experimentador, que pode captar com facilidade as estações de ondas médias locais, com potência suficiente para excitar um alto-falante. Se as estações forem fortes, até mesmo a antena pode ser encurtada. O rádio é alimentado por 4 pilhas pequenas e usa componentes de fácil obtenção.

O rádio que apresentamos é do tipo de “amplificação direta" em que, após a sintonia e detecção por um diodo, temos etapas de áudio simples, o que elimina a necessidade de ajustes no circuito.

Isso significa que este receptor não possui nenhum ajuste além da sintonia.

A alimentação é feita com uma tensão de 6 V com um consumo de corrente da ordem de 20 mA.

Na entrada de áudio usamos um transistor de efeito de campo, que garante boa amplificação e elevada impedância com boas características para o circuito.

Com pequenas alterações na bobina, este receptor também pode receber estações de ondas curtas.

 

Como Funciona

Após a sintonia da estação por L1 e CV o sinal de alta frequência é levado à entrada de Q1 onde é feita a detecção.

Este transistor, ao mesmo tempo em que faz a detecção, também fornece a primeira amplificação ao sinal de áudio resultante.

A sua elevada impedância de entrada casa bem com as características do circuito de sintonia, garantindo assim uma boa seletividade e sensibilidade ao circuito.

Após a detecção, o sinal de áudio é levado via capacitor C2 a um transistor amplificador de áudio comum Q3, onde recebe nova ampliação, e, finalmente, é aplicado à base de um transistor de saída que é Q3.

Q2 e 03 estão na configuração Darlington para garantir maior ganho e simplicidade, possibilitando assim a ligação direta no emissor do transistor de saída de um pequeno alto-falante.

A alimentação é feita com 6 V, mas tensões de 9 ou mesmo 12 V podem ser usadas se Q3 for trocado por um TIP31 montado em radiador de calor.

Não é previsto um controle de volume, mas na figura 1 damos um circuito simples para esta finalidade.

 

Figura 1 – Controle de volume
Figura 1 – Controle de volume

 

 

É feita a troca do resistor de 4M7 por um potenciômetro simples de mesmo valor.

 

Montagem

Na figura 2 temos o circuito completo deste rádio.

 

Figura 2 – Circuito completo
Figura 2 – Circuito completo

 

 

Na figura 3 temos a montagem realizada numa ponte de terminais.

 

Figura 3 – Montagem em ponte de terminais
Figura 3 – Montagem em ponte de terminais | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Observe a posição dos terminais dos transistores e a polaridade do capacitor eletrolítico e da fonte de alimentação, quando for proceder à montagem.

Os resistores podem ser de 1/8 ou ¼ W e o capacitor eletrolítico tem qualquer tensão de trabalho entre 6 e 16 V.

A bobina é enrolada num bastão de ferrite, constando de 100 espiras de fio esmaltado 28 para a faixa de ondas médias. Para ondas curtas podem ser experimentadas bobinas de 20, 30 e 50 espiras. O comprimento do bastão de ferrite pode ficar entre 10 e 25 cm.

Para o variável temos diversas opções. Podemos usar um variável miniatura de rádios AM, aproveitando-se uma seção, ou então um variável maior de ar, aproveitado de rádios antigos de válvulas ligando-se também apenas uma seção.

Na recepção das estações, mais fracas e de ondas curtas, é muito importante a ligação à terra e a antena que deve ser externa com pelo menos 5 metros de comprimento.

 

Prova e Uso

A prova é imediata. Ligando-se a unidade, sintoniza-se o variável para qualquer estação local, que deve ser ouvida com volume de acordo com sua distância e potência.

Para a escuta das estações de ondas curtas, deve ser preferido um horário favorável como, por exemplo, entre 17 h e 8 horas.

Um fone de baixa impedância pode ser empregado para maior facilidade de escuta nas estações mais fracas.

 

Q1 - MPF102 - transistor de efeito de campo

Q2, Q3 – BC548 ou TIP31 (03) transistores NPN

FTE - alto-falante de 8 ohms

CV - variável para AM - ver texto

L1 - Bobina - ver texto

S1 - Interruptor simples

B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas

R1, R2 – 10 k - resistores (marrom, preto, laranja)

R3'- 4M7 - resistor (amarelo, violeta, verde)

R4 - 220 ohms - resistor (vermelho, vermelho, marrom)

C1 - 4,7 uF - capacitor eletrolítico

C2 – 100 nF - capacitor cerâmico

C3 - 100 nF - capacitor cerâmico

Diversos: ponte de terminais, caixa para montagem, suporte para 4 pilhas pequenas, bastão de ferrite, fios esmaltados, fios etc.