Nem todos os amplificadores apresentam ganho suficiente para fornecer bons resultados quando utilizados com microfones de baixa impedância, como por exemplo, os encontrados em gravadores comuns. Intercalando este circuito entre o microfone e o amplificador, você poderá usar o microfone de seu gravador para falar em seu amplificador a plena potência.

As utilidades para um circuito deste tipo são muitas. Nas suas festas você pode usar seu amplificador para animar brincadeiras, anunciar músicas, etc.

Como o número de componentes usados é pequeno, e o seu consumo de energia baixo, permitindo sua alimentação por pilhas, pode ser montado numa pequena caixa que não ocupará muito espaço, facilitando seu uso.

E claro que, como toda a montagem de áudio de alto-ganho, o leitor deve tomar as devidas precauções para evitara captação de zumbidos. O cabo de entrada deve ser blindado, assim como o cabo de saída.

A técnica ideal para a realização deste circuito, é a da utilização de placa de circuito impresso, se bem que a montagem em ponte de terminais também seja admitida, desde que se tornem as devidas precauções para evitar a captação de zumbidos, ou seja, ligações curtas e diretas, se possível blindadas. (figura 1)

 

Figura 1 – Captação de zumbidos
Figura 1 – Captação de zumbidos

 

 

Características do Circuito

Normalmente os amplificadores projetados para operar com cápsulas de cristal de toca-discos, tem uma impedância de entrada muito alta da ordem de centenas de quilo-ohms, enquanto que os microfones magnéticos usados com os gravadores possuem uma impedância da ordem de 200 a 600 ohms.

Isso significa que, se ligarmos um microfone deste tipo ao amplificador ele não conseguirá transferir toda a energia para o seu circuito e consequentemente não teremos potência total na saída. Em suma, não conseguiremos obter um volume razoável. (figura 2)

 

Figura 2 – Excitação insuficiente
Figura 2 – Excitação insuficiente

 

 

Para que o amplificador seja convenientemente excitado devemos usar um circuito pré-amplificador que apresente características de entrada iguais a do microfone e características de saída iguais à entrada do amplificador. Este circuito que apresentamos tem justamente estas características.

Seu ganho é de aproximadamente 200 vezes, o que quer dizer que além de proceder ao casamento de impedâncias, ele amplifica 200 vezes o sinal fornecido pelo microfone, garantindo assim uma perfeita excitação do amplificador.

Os componentes têm seus valores de acordo com a impedância do microfone a ser empregado.

Assim, por exemplo, no diagrama da figura 3 temos os valores para um microfone de 500 ohms, sendo seu rendimento satisfatório com impedâncias de 400 a 600 ohms.

 

Figura 3 - Diagrama
Figura 3 - Diagrama

 

 

Para impedâncias em torno de 200 ohms, o resistor de entrada R4 deve ter seu valor reduzido para 220 ohms, enquanto que o capacitor C1 deve ter seu valor aumentado para 4,7 uF.

Para um sinal de entrada de 4 mV, teremos uma Saída de 800 mV, enquanto que para um sinal de entrada de 50 mV, a saída será máxima, ou seja, da ordem de 10 V (todas indicações pico-a-pico).

A faixa de resposta de frequência, se estende dos 50 Hz aos 100 KHz o que sem dúvida é o que se deseja para a maioria das aplicações práticas.

 

Construção

Na figura 4 damos pormenores da placa de circuito impresso.

 

Figura 4 – Placa para a montagem
Figura 4 – Placa para a montagem

 

 

Para os que desejarem melhor qualidade possível de som, será recomendável o uso de resistores de filme metálico os quais apresentam menor nível de ruído. Do mesmo modo, o transistor BC549 é do tipo que apresentam alto ganho e pequeno fator de ruído.

O resistor R3 cujo valor está situado entre 10 e 56 Kg deve ser escolhido de acordo com O ganho do microfone usado. Para microfones comuns, do tipo empregado com gravadores, o valor ideal estará em torno de 27 k.

Tanto a saída de sinal como a entrada deverão ser dotadas de conexões de acordo com o microfone e o amplificador usado, devendo na sua ligação ser empregado fio blindado.

 

Q1 - BC549

Q2 - BC547

C1 - 2,2 uF x 16 V - capacitor eletrolítico

C2 - 100 uF x 16 V - capacitor eletrolítico

C3 - 470 nF – cerâmico ou poliéster

C4 - 2,2 uF x 16 V - capacitor eletrolítico

R1 - 820 ohms x 1/4 W - resistor (cinza, vermelho, marrom)

R2 - 100 ohms x 1/4 W - resistor (marrom, preto, marrom)

R3 - 10 k ohms a 56 k ohms - ver texto (resistor)

R4 - 470 ohms x 1/4 W - resistor. (amarelo, violeta, marrom)

R5 - 47 k ohms x 1/4 W - resistor (amarelo, violeta, laranja)

R6 - 12 k ohms x 1/4 W - resistor (marrom, vermelho, laranja)

R7 - 1k ohms x 1/4 W - resistor (marrom, preto, vermelho)

R8 - 100 k ohms x 1/4 W - resistor (marrom, preto, amarelo)

Diversos: placa de circuito impresso, jaques de entrada e saída, caixa para alojar o conjunto, fio blindado, fios, solda, etc.

 

Artigo publicado original do 1977