Este circuito faz parte do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence ( (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele pode ser usado para determinar a força de pequenos solenoides encontrados em projetos de robótica e mecatrônica.

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

    O circuito mostrado pela Figura 1 pode ser usado para determinar a força de um solenoide e a corrente necessária para ativá-lo. O circuito é um simples reostato. O projetista pode fazer uma tabela anotando todos os valores de corrente e tensão e a força correspondente medida por um dinamômetro no arranjo mostrado na Figura 2. Qualquer outro reostato descrito neste site pode ser usado para controlar a força dos solenoides.

 

Figura 1 - Determinando a força de um solenoide.
Figura 1 - Determinando a força de um solenoide.

 

 

Figura 2 Medindo a força de um solenoide.
Figura 2 Medindo a força de um solenoide.