Este artigo é parte do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele mostra como construir um controle de potência para motores CC adequados para projetos de mecatrônica ou robótica com microcontroladores ou como bloco de construção para projetos simples.

   O circuito mostrado na Figura 1 pode ser usado para controlar cargas de até 3 A de tais sensores de baixa corrente como interruptores tipo reed ou interruptores caseiros. É um controle momentâneo, já que a carga está ligada somente durante o tempo em que o sensor está aberto.

 

Figura 1 Controlando cargas de até 3A.
Figura 1 Controlando cargas de até 3A.

 

   

Quando o sensor está fechado, encontramos uma tensão de 1,25 V na saída do circuito. Quando o sensor está aberto, a tensão na saída sobe para um valor ajustado por P1. O LM350T pode fornecer tensões até 25 V. A tensão de entrada deve ser pelo menos 3 V maior que a desejada na saída.

   Este circuito é recomendado para aplicações onde, no estado baixo (carga desligada), a tensão pode ser tão baixa quanto 1,25 V). Se uma saída de tensão zero for desejada, uma tensão negativa de 1,25 V deve ser aplicada ao sensor, em vez de desviá-lo para o terra. O LM350 deve ser montado em um dissipador de calor.

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST