Este circuito é do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Mostra como montar um segundo sensor resistivo diferencial simples. Veja mais sobre sensores resistivos no artigo MEC399. O circuito pode ser usado em projetos de mecatrônica ou robótica com microcontroladores ou como um bloco de construção para projetos simples.
O circuito mostrado na Figura 1 opera com dois sensores, comparando a resistência de cada um. Na versão LDR, o sinal de saída deste circuito depende da quantidade de luz que incide sobre os sensores. Se a quantidade de luz aumenta ou diminui simultaneamente nos dois sensores, o estado do circuito não muda. Mas se a quantidade de luz aumenta em LDR1 em comparação com LDR2, o circuito é acionado. O potenciômetro é usado para ajustar o ponto de disparo da carga.

Uma aplicação em projetos de robótica está no robô "follow-the-line" (siga a linha). O mesmo conceito pode ser usado com outros sensores. Observe que a ação do circuito não é linear, pois um dos sensores exerce mais influência no circuito do que o outro. O projetista deve levar em consideração a faixa de operação do circuito quando usado em um projeto.















