Este circuito é do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele mostra como montar uma proteção Crowbar Térmica. O circuito pode ser usado em projetos de mecatrônica ou robótica com microcontroladores ou como um bloco de construção para projetos simples.
Este circuito pode ser usado para proteger motores e outras cargas em caso de sobrecarga. O NTC é montado perto de um fio de nicromo ou um resistor enrolado em fio. Um fusível é usado como um elemento de proteção, conforme mostrado na Figura 1.
Quando a temperatura do resistor ou fio aumenta devido a uma condição de sobrecorrente, o NTC ativa o SCR e o fusível é colocado em curto-circuito com o terra. Isso faz com que o fusível abra, protegendo o circuito.
A resistência do potenciômetro deve ser de 3 a 5 vezes a resistência do NTC na temperatura normal de operação. Os NTCs com resistências no intervalo entre 1 e 100 kΩ são recomendados para SCRs da família 106. Veja os circuitos de crowbar descritos nos circuitos anteriores para mais detalhes. Lembre-se que o SCR pode lidar com a alta corrente necessária para queimar o fusível nesta aplicação.
















