Este texto foi retirado do meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele mostra como construir um controle multi-tensão para motores CC adequados para projetos de mecatrônica ou robótica com microcontroladores ou como bloco de construção para projetos simples.
Muitos sensores (chaves tipo reed, sensores caseiros, etc.) podem ser usados para gerar diferentes tensões em uma carga. O bloco ilustrado na Figura 1 mostra como isso pode ser feito usando um único LM350 IC. Este IC pode controlar até 3 A em uma faixa de tensão de vários volts a 25 V, como no artigo anterior (MEC394).
Quando todos os sensores estão abertos, a tensão encontrada na saída do bloco (através da carga) é determinada por Px. Este controle pode ajustar a saída para tensões entre 1,25 e 25 V.
Quando qualquer sensor está fechado, a tensão muda para um valor determinado pelo ajuste do resistor variável correspondente. Por exemplo, quando X1 é fechado, a tensão de saída cai para um valor determinado pelo valor de P1 e Px em paralelo.
O LM350 deve ser montado em um dissipador de calor e a tensão de entrada deve ser pelo menos 3 V maior do que a tensão máxima programada na saída. Este bloco pode ser controlado por um sensor de posição do tambor, conforme descrito em artigos anteriores, na teoria. Muitas lâminas podem entrar em contato com um tambor (cilindro) onde as tensões são programadas de acordo com a posição. Outra sugestão é o uso de um microcontrolador para essa tarefa.
Outra possibilidade é usá-lo como shield fornecendo tensões controladas por um microcontrolador.
















