A comunicação a muito curta distância, por exemplo, através de uma parede pode ser feita por meio de um sistema muito simples com transmissão e recepção indutivas.
O sinal de um amplificador é aplicado a uma bobina que produz um campo magnético que é captado pela bobina do receptor. O sinal de áudio é então amplificado e reproduzido em fone ou alto-falante, conforme mostra a figura 1.
O alcance e da ordem de algumas dezenas de centímetros o que corresponde a espessura da maioria das paredes.
Na figura 2 temos o circuito completo do aparelho.
Na figura 3 temos a disposição dos componentes na placa de circuito impresso e as posições das bobinas externas.
A bobina transmissora é o enrolamento de baixa tensão (6 a 12 V x 150 a 500 mA) de um transformador de alimentação comum, enquanto que a bobina receptora é o enrolamento primário de 110 ou 220 V deste mesmo transformador.
Observe que o núcleo do transformador é retirado e para obtermos maior rendimento podemos colocar no seu interior um bastão de ferrite.
A alimentação é feita com pilhas comuns e a chave S2 faz a comutação da função falar/ouvir. Veja que devem ser montadas duas unidades iguais para que possamos ter o sistema completo de comunicações através da parede.
Lista de Material
SEMICONDUTORES
Cl-1 -TDA7052 - circuito integrado
RESISTORES
P1 – 10 k - potenciômetro
CAPACITORES
C1 - 10 uF x 6V - capacitor eletrolítico
C2 - 100 uF x 6V - capacitor eletrolítico
DIVERSOS
B1 – 6 V - 4 pilhas pequenas
S1 - Interruptor simples
S2 - Chave de 2 polos x 2 posições - tipo falar] ouvir de pressão
FTE - alto-falante de 8 ohms x 5 em ou menor
T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 6 a 12 V com 150 a 500 mA - ver texto
Placa de circuito impresso, suporte de pilhas, caixa para montagem, fios, solda, etc.
Obs. Publicamos este projeto num livro de espionagem de 1985, o qual foi atualizado em 2015.