O teste descrito faz parte da minha série de livros Como testar Componentes, onde ensino a testar uma grande quantidade de componentes. O leitor pode encontrar mais testes nesta seção do site.

 

O que são

As bombas de ar de aquários são componentes indutivos, operando segundo o mesmo princípio das cigarras e campainhas. Nelas, uma bobina cria um campo magnético na frequência da rede de energia, o qual faz vibrar um diafragma de borracha que bombeia a água, conforme mostra a figura 1.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O que testar

O teste desses dispositivos é exatamente o mesmo das campainhas e cigarras: verifica-se a continuidade da bobina ou o seu funcionamento com a lâmpada de prova.

 

Instrumentos Usados

• Provador de continuidade ou multímetro

• Lâmpada de prova

 

Procedimento

O mesmo indicado para as campainhas e cigarras (INS636). Também devem ser observados os procedimentos para os testes de indutores e motores elétricos que são componentes de mesmo comportamento elétrico.

 

Interpretação da Prova

A mesma para o caso de cigarras e campainhas.

 

Observações

Existem bombas de aquário mais potentes que fazem uso de pequenos motores. Neste caso, o procedimento de teste é o indicado para motores ligados à rede de energia, mas basicamente consiste na medida da continuidade da bobina e na verificação do funcionamento com a lâmpada de prova.