Os transistores MOSFETs são amplamente usados nos equipamentos eletrônicos atuais especialmente em fontes de alimentação e conversores DC-DC. Neste artigo mostrarei como testá-los usando um multímetro analógico (o melhor para esta finalidade) e com o componente fora do circuito. Preferivelmente usando a escala de X10K e se não tiver pode usar a X1K mesmo. Vamos dividir em duas partes:

 

 


 

 

 

 

 

MOSFETs de canal N

Coloque a ponta vermelha fixa no dreno (D) e a preta no gate (G). O ponteiro não pode mexer. Se mexer ou for ao zero, ele está em curto. Mantendo a vermelha no dreno, desloque a preta para o source (S). O ponteiro vai ao zero. Senão mexer, o transistor está aberto (raro). Fixe a preta no dreno e a vermelha no gate. O ponteiro não deve mexer, caso contrário está em curto. Desloque a vermelha para o source e o ponteiro não deve mexer. São quatro testes mostrado no desenho anterior.

 

 

MOSFETs de canal P

 

O teste é invertido. Ponta preta fixa no dreno e a vermelha no gate, o ponteiro não mexe e no source vai ao zero. Com a vermelha no dreno, deslocando a preta no gate e source o ponteiro não pode mexer em nenhum deles ou o MOSFET está em curto. São quatro testes mostrados no desenho a seguir:

 


 

 

 

Observação importante: O multímetro deve estar com a bateria em boas condições para a escala de X10K e como dito anteriormente na falta desta escala pode usar X1K. Em outra oportunidade podemos falar do teste de MOSFETs no circuito e usando multímetro digital.

 

A Burgoseletronica Ltda vende cursos e livros técnicos nos endereços a seguir:

http://loja.burgoseletronica.net/

http://www.lojaburgoseletronica.com.br/

Canal no YouTube: www.youtube.com/c/Burgoseletronica05