Este artigo é parte do quarto volume da série Como testar Componentes. O leitor também encontrará procedimentos de testes de outros componentes na seção de instrumentação do site do autor.

 

O que são

PUT significa Programmable Unijunction Transistor ou Transistor Programável Unijunção. Trata-se de um dispositivo da família dos tiristores com características de resistência negativa, sendo por esse motivo ideal para implementação de circuitos osciladores de relaxação.

Na figura 1 temos o símbolo e aspecto desse componente, observando-se que ele “equivale” a um SCR em que a tensão de disparo é programada pelo eletrodo de anodo.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Os PUTs são componentes poucos comuns atualmente como os demais da família de disparadores, no entanto pode surgir a necessidade de testá-los por motivos diversos.

 

 

O que Testar

No teste mais simples o que medimos são as resistências entre os eletrodos, mas o máximo que esse procedimento pode revelar é um eventual curto. O melhor teste é o que envolve um circuito de prova ou ainda o levantamento de suas características com a ajuda de um osciloscópio.

 

 

Instrumentos Usados

• Provador de continuidade

• Multímetro

• Circuito de teste

• Circuito de teste ou traçador de curvas e osciloscópio

 

 

Os Testes

Podemos indicar diversos tipos de testes para esse componente, sendo o mais simples o que envolve a prova das junções e o melhor o que envolve seu funcionamento num circuito de prova.

 

a. Prova de continuidade

A prova de continuidade apenas revela um eventual curto em alguma junção do componente mas não se ele está em condições de funcionar.

 

 

Procedimento

a) Coloque o multímetro numa escala baixa de resistências (ohms x1 ou ohms x10 se for analógico ou 200/2000 ohms se for digital). Para os tipos analógicos, zere-o antes de usar. No caso do provador de continuidade, basta colocá-lo em condições de funcionar.

b) Retire o PUT do circuito e faça a medida das resistências combinadas entre os diversos terminais do componente

 

A figura 2 mostra como essa prova deve ser realizada.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Interpretação da Prova

As medidas coincidem com o indicado na figura. Nessas condições podemos acreditar que o componente se encontra bom. No entanto, uma medida discrepante, principalmente se for de baixa resistência onde deveria ser de alta indica um componente em curto.

 

 

b. Circuito de teste

Na figura 3 mostramos um simples oscilador de relaxação que tanto pode excitar um transdutor piezoelétrico para o valor menor de capacitor como um LED, para o valor maior do capacitor.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Procedimento:

a) Monte o circuito de teste e instale o PUT observando com cuidado a disposição dos seus terminais.

b) Ajuste o potenciômetro para que o LED pisque ou então o transdutor emita som, conforme o valor do capacitor usado.

 

Interpretação dos resultados

O LED pisca ou então obtém emissão de som pelo transdutor. Nessas condições o PUT se encontra em bom estado. O LED não pisca e nem há emissão de som. O PUT tem problemas.

 

c. Usando o osciloscópio

Esse é um teste mais completo pois não permite verificar se o componente se encontra em bom estado como também levantar suas características. Na figura 4 temos o circuito que deve ser montado para esta prova.

 


 

 

 

Esse circuito, simulado no MultiSim 9 nos fornece as formas de onda pulsante e dente de serra obtidas em dois pontos diferentes (b). A freqüência é determinada pelo resistor e capacitor em série, podendo seus valores serem alterados.

 

Procedimento

a) Monte o circuito de teste e instale o PUT observando com cuidado a disposição dos seus terminais.

 

b) Ajuste o osciloscópio para observar sinais em torno de 1 kHz com uma amplitude em torno de 1 Vpp. Se o osciloscópio for de duplo traço podem ser verificadas as formas de onda pulsantes e também a dente de serra presente no capacitor, conforme mostramos na simulação.

 

c) Alimente o circuito de teste e faça o ajuste fino do osciloscópio para observar as formas de onda geradas.

 

d) Verifique pelas formas de onda as características do componente em teste.

 

 

 

Interpretação dos resultados

As formas de onda observadas permitem não apenas saber se o componente se encontra em boas condições como determinar suas características. Se não houver oscilação, não teremos sinal, indicando que o componente não se encontra em bom estado.