Desde os primórdios o ser humano esteve em busca de algo novo criando, construindo e inovando. Foi por meio dessa busca que aconteceu diversas e importantes descobertas, dentre elas está a "descoberta do fogo", importante fonte de energia que ajudou o homem se alimentar e se proteger no início da civilização.
Vander da Silva Gonçalves
Maila Jaqueline Morais Ferreira
CECAP - Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí - Oficina de Robótica e tecnologia – CECAP
Certamente embora tenha sido uma grande descoberta, o fogo não foi a primeira fonte de energia descoberta pelo homem, já que o uso dos alimentos como fonte de energia sempre foi natural ao ser humano, a descoberta do fogo fez a humanidade conhecer os benefícios do calor. Estamos em uma nova era, os tempos são outros, e com o surgimento de recursos mais avançados outras fontes de energias foram descobertas. Fontes de energia renováveis!
Que tal conhecer um pouco sobre essas fontes de energia da atualidade?
Vêm com a gente!
Energia Renovável
A energia renovável se utiliza de recursos inesgotáveis para a geração de energia.
Porém, a energia renovável não é 100% limpa, como muitos pensam, já que de alguma maneira em sua construção utiliza de alguns recursos industrializados e químicos, além de que, pode afetar na vida e no deslocamento de pessoas e animais que estão ao seu redor.
Mas mesmos com essa afirmação a energia renovável é sustentável e não chega a produzir poluições em grandes escalas, sendo assim uma boa alternativa de fonte de energia. Cita-se assim alguns exemplos de energias renováveis:
Energia Eólica: que converte correntes de ar em energia.
O Parque do Lago dos Ventos é o maior parque eólico do Brasil e fica localizado no município de Lago do Barro em Piauí.
Energia Hidrelétrica: que utiliza a corrente dos rios para criar energia.
A maior usina Hidrelétrica da América do Sul fica no Brasil no estado do Piauí.
Energia solar: utiliza os raios solares para converter em energia elétrica.
A maior do Brasil fica em São Gonçalo - RJ.
Escrito por: Mateus Tenório Trindade Mendes - 13 anos
CECAP/Paranavaí – PR
Maquete
As maquetes são excelentes materiais didáticos, pois é uma representação muito aproximada da realidade, no qual podemos representar um determinado objeto, estudo ou projeto, representados na construção mais simplificada e reduzida. Popularmente conhecida como modelo, a maquete pode ser confeccionada pelos mais diversos materiais, mas quando falamos de maquete no âmbito pedagógico, um dos mais utilizados acaba sendo os materiais reciclados, que podem ser facilmente encontrados em nossas casas.
A construção de uma maquete torna possível criar, aprimorar ou testar determinados aspectos físicos e funcionais de forma lúdica, o que possibilita a criança e/ou adolescente visualizarem o que venha a ser construído com maiores detalhes.

Construção da Maquete
O projeto "RECBOT" foi realizado pelas oficinas de Reciclagem Criativa e Robótica onde foi construído uma maquete representando as fontes de energias renováveis.
Para esta construção podemos apontar dois pontos essenciais: o reaproveitamento de materiais recicláveis na confecção da maquete e o uso da robótica como recurso de aprendizagem.
A utilização desses materiais atrelado a tecnologia agrega muito na questão socioambiental, pois reaproveitamos algo que seria descartado como lixo, tendo assim uma atitude colaborativa com o meio ambiente, como também facilita o acesso a informação de forma lúdica por meio desta ferramenta pedagógica, à tecnologia.
Durante o desenvolvimento do projeto RECBOT teve-se uma troca primordial, entre as crianças e adolescentes que participaram da oficina, possibilitando a busca por novos conhecimentos por meio de pesquisas e rodas de conversas, sobre a temática "energias renováveis", como também a típica "mão à obra" na construção da maquete e suas respectivas fontes de energias.

Materiais utilizados na construção da maquete
Quando falamos de maneiras ambientalmente corretas de se confeccionar maquetes, o uso de materiais reciclados é certo, pois os mesmos podem ser facilmente encontrados em casa, onde geralmente descartamos como lixo. A utilização desses materiais é uma maneira mais econômica de criar esses projetos, como o projeto RECBOT (Reciclagem e Robótica).
A base da maquete: Geralmente para a base da maquete (figura 3) se utiliza isopor, porém o mesmo é bastante poluente, logo como alternativa, utilizamos uma base de MDF revestida com papéis diversos, já utilizados e descartados como rascunho (lixo).
Para dar mais rigidez à maquete utilizamos sobras de gesso, tornando-a mais firme.

Solo, ruas e gramados: Essa etapa da construção da maquete além de materiais como sisal, utilizamos também a criatividade e a percepção das crianças e adolescentes nas pinturas e tonalidades presentes nos elementos destacados (figura 4 e 5).


Imóveis: Os imóveis foram construídos utilizando papel paraná e palitos de sorvete, como mostra a figura 6 e 7. Para deixá-las com um aspecto mais bonito, revestimos com folha sulfite reutilizada, onde as crianças e adolescentes pintaram utilizando tinta guache.


Árvores e Cercas: Para montagem desses elementos da maquete, utilizamos arame, palito de sorvete, sisal e árvores de natal que seriam descartadas. Esses elementos foram destacados no bosque do projeto RECBOT, como mostra na figura 8.

Veículos e placas de sinalização: Tais elementos estão representados por brinquedos usados (figura 9).

Postes e Usinas: Os elementos citados foram confeccionados com tubo de canetas, placa de MDF e peças do kit fundamental 2 da Modelix, posteriormente citados no texto "Moinho de Vento" deste mesmo artigo.

Instalação Elétrica: Instalações elétricas é um conjunto de componentes e equipamentos elétricos como: cabos, disjuntores e transformadores e painéis elétricos que são essenciais para o funcionamento de um sistema elétrico. Elas são responsáveis por formar uma conexão entre fontes geradoras de energia e cargas elétricas.
O Projeto RECBOT desenvolveu a parte elétrica de forma simples, (figura 11 e 12) onde foram utilizados LEDs, resistores e fios de diversos tamanhos.


Nessa etapa explora-se a Lei de Ohm, no qual ensinamos os princípios de eletricidades como:
Corrente, Tensão e Resistência.
Na imagem seguinte nosso caro leitor pode observar diversos pontos de iluminação instalados pelas crianças e adolescentes na maquete do projeto RECBOT. (figura 13)

A usina hidroelétrica e a usina eólica necessitaram de turbinas elétricas e bombas d'águas para o seu funcionamento, como mostra na figura 14.

A Hidroelétrica: As usinas hidrelétricas ou hidroelétricas são sistemas que transformam a força das correntezas dos rios, em energia cinética (movimento), que fará movimentar uma turbina e um gerador para transformando assim em energia elétrica.
Todas as construções das usinas hidrelétricas são sempre em locais onde pode ser aproveitado os desníveis naturais dos cursos dos rios e com uma vazão mínima para garantir a produtividade.
Com o potencial de geração de energia que podemos classificar as hidrelétricas em: PCH’s (Pequenas Centrais Hidrelétricas), que opera em uma faixa de 1 a 30MW (megawatts) e com reservatório de área inferior a 3 KM² (quilometremos quadrados), e GCH’s (Grandes Hidrelétricas) com potências acima de 30MW (megawatts).
Escrito por: Yasmin Gabriely Brito de Souza, 12 anos - CECAP/Paranavaí-PR com supervisão de Beatriz Viotto Maquina, Estudante de Psicologia - UniFatecie.
A Usina Eólica: A energia eólica tem como principal meio de condução o vento. Estas massas de ar fazem com que as turbinas eólicas, mecanismo que utiliza o interior dos aerogeradores como elementos de captação e conversão de energia funcione, a captação além de ser útil é considerada "limpa" e uma das mais baratas comparando-se as outras fontes geradoras de energia. Por outro lado existem alguns empecilhos negativos em relação a esta fonte de energia, pois os ruídos gerados pelas turbinas podem causar impactos ambientais.
A energia eólica vem crescendo muito em nosso país, os maiores produtores de energia eólica no Brasil são os estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.
Feito por: Laura Santos de Araújo, 10 anos, CECAP/Paranavaí - PR, com supervisão de Mikaelen Viana Ferreira - Estudante de Psicologia – UniFatecie.
Moinho de Vento
O moinho de vento foi um instrumento originalmente criado para moer cereais, grãos e drenar a água em excesso em regiões abaixo do nível do mar.
Em 1886 o professor James Blyth, um engenheiro escocês, instalou uma torre de 10 metros em seu jardim com a intenção de usar a força do vento para iluminar o próprio local.
Um exemplo é o nosso moinho de vento na figura 15, construída com kit de robótica Modelix, as peças são simples e fáceis para montar. Utilizamos o motor MM6 Modelix para o movimento das pás do moinho, tudo construído na oficina de robótica.

Transpiração e inspiração
A energia eólica foi inspirada no moinho de vento de James Blyth, tornando sua casa a primeira à ser abastecida por eletricidade gerada por vento.
Sugestão de filme sobre o tema: "The boy who harnessed the wind" em português "O menino que descobriu o vento" (figura 16).

Sobre o filme:
Data de lançamento: 25 de janeiro de 2019 (Mundial)
Diretor: Chiwetel Ejiofor
Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.
Fonte: Netflix Brasil
Curiosidades sobre a Energia Eólica:
É Inesgotável;
É produzida pelo vento;
Ela não é poluente, mas sua fabricação faz uso de materiais químicos e industrializados
Não produz gases;
Os geradores podem ser colocados em lugares sem haver necessidade do deslocamento da comunidade;
Muito perigoso aos animais principalmente aos pássaros e morcegos;
A instalação é muito cara;
É uma energia renovável;
O município de Palmas-PR localizado a 569 km de Paranavaí-PR tem a segunda maior usina eólica colocada em seu território.
Escrito por: Ana Gabriely Domingos Sardinha, 13 anos.
Guilherme Pires dos Santos, 12 anos.
CECAP/Paranavaí -PR
Energia Solar
O efeito fotovoltaico foi descoberto pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel em 1839, que é a possibilidade de gerar eletricidade a partir da luz solar. Mas o primeiro sistema, como é usado hoje, só foi apresentado em 1954 pelo engenheiro norte-americano Russell Shoemaker.
"As placas ou módulos fotovoltaicos são feitos a base de silício, um semicondutor (material condutor e isolante que consegue mudar as características de condução elétrica com facilidade).” (ALVES, 2001)
Na figura 17 temos o exemplo de uma placa fotovoltaica.

A energia solar é convertida com duas finalidades principais: a fotovoltaica, que transforma os raios solares em eletricidade.
Já a héliotérmica os transforma em calor para aquecer a água. Sendo assim uma fonte de energia renovável.
Escrito por: Roberta Pereira do Espírito Santo, 13 anos.
Paulo Henrique Soares, 12 anos.
Jeremy Rian M. de Oliveira, 12 anos.
CECAP/Paranavaí -PR
SOLARPRIME, Módulos fotovoltaicos:
Veja o que são e os diferentes tipos!
Programação
No projeto RECBOT apenas a nuvem foi utilizada programação, a mesma foi confeccionada com os seguintes materiais: papelão (base), arame (suporte) e espuma acrílica (revestimento).
Na programação utilizou-se LEDs nas cores azul e vermelho, resistores e fios diversos, demonstrado na figura 18.

Essa programação pode ser feita de diversas formas, desde um simples "Hello Word", ou até mesmo com um Led Pulsante.
Para esse elemento da maquete utilizamos os dois modos, que será documentado a seguir:
O código feito com linguagem C++ na IDE do Arduino está devidamente com seus comentários pertinentes para a compreensão do nosso caro leitor.
Modelix e Reciclagem
O Ensino da robótica vai muito além de montagens e kits, como podemos ver nas diversas figuras mostradas neste artigo, essa nova forma de implementação no ensino de tecnologia que a oficina de Robótica desenvolveu, vêm sendo grande referência para escolas espalhadas pelo Brasil e assim mudando o modo que a Robótica Educacional é aplicada.
Quando agrega a criatividade dos usuários e os kits de Robótica Modelix, conseguimos ir muito além dos três pilares da robótica: mecânica, elétrica e programação. E assim conseguimos implementar um novo eixo, a Reciclagem Criativa.
O usuário percebe assim que pode usar os conhecimentos adquiridos na robótica em outras disciplinas como: matemática, história, física, geografia e ciências, sentindo-se motivado a empenhar-se mais nos estudos, desta forma, aumenta o rendimento, a abstração dos conteúdos é adquirida de forma mais prazerosa, divertida e descontraída.
Proporcionando uma maior independência, responsabilidade, autonomia e senso crítico, o que torna o usuário mais preparado para os novos desafios do mundo atual.
Como educador digo:
"Com um bom kit, com Reciclagem Criativa e bons profissionais, nós podemos alavancar e mudar a forma de ensinar tecnologia no Brasil, a mudança começa de cima, com gestores e equipe disposta a trabalhar e inovar".
Estimulem seus alunos a materializar os conceitos aprendidos no conteúdo curricular, interajam com a realidade, desenvolvam a capacidade de formular e equacionar problemas. Usem a criatividade!
Enfim, se divirtam!

Depoimentos
Esta nova maquete que foi idealizada pelas crianças e adolescentes do CECAP, juntamente com a oficina de reciclagem criativa trouxe uma nova motivação para todos os envolvidos. A reutilização dos materiais existentes em uma maquete anterior, o reaproveitamento de papel, caneta, lona, palitos de sorvete entre outros itens que para muitas pessoas é lixo para nós do CECAP é material que pode nos trazer infinitas utilizações.
Ensinando as nossas crianças e adolescentes que tudo pode ser reutilizado, basta colocar um olhar vindo do coração e deixar a imaginação tomar conta, que tudo se torna mágico.
Crianças programando e envolvidas com o inglês, química, física e a matemática, através da robótica, os estudos que antes traziam aquele frio na barriga, hoje se tornou um estímulo para que novas etapas possam ser vencidas.
Abilene Nádja S. Chagas
CECAP Paranavaí - PR.
Eu amo os trabalhos de Robótica Educacional do Professor Vander Gonçalves. Desde que vi me apaixonei! Ele me inspira no meu trabalho aqui no Estado do Rio de Janeiro. Suas maquetes são magníficas! Grandes habilidades trabalhadas como: criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Parabéns pelo maravilhoso trabalho!
Prof. Aline Medeiros - Rio de Janeiro – RJ
A proposta apresentada pelo facilitador de oficina Vander Gonçalves e Educadora Social Maila Ferreira à coordenação do CECAP, de desenvolverem juntos este novo projeto, possibilitou às crianças e adolescentes envolvidas com as oficinas o fortalecimento dos vínculos entre si, respeito as regras da instituição, comprometimento com o projeto e com tudo o que participam no CECAP. O projeto contou ainda com o comprometimento e participação das famílias no incentivo à participação e na frequência diária. Vale ressaltar que, durante a produção da maquete era visível a alegria de todos os envolvidos, a curiosidade, a busca pela aprendizagem e o compartilhamento das informações.
Kátia Batista da Silva - Coordenadora Geral CECAP - Paranavaí - Pr.
"O Igor depois que entrou nas aulas de Robótica e Reciclagem Criativa ficou mais feliz, mais comprometido. Ele vê as coisas de forma diferente, querendo saber como tudo funciona, acho que posso incentiva-lo a seguir na área da Engenharia, pois o projeto despertou isso nele.
Quando ele chega em casa, ele conta tudo com brilho nos olhos, ele tem futuro. O Igor em casa fica falando de como tudo funciona e assim eu posso aprender um pouco com ele. Vocês mudaram ele e eu agradeço por isso! Obrigado ao CECAP e aos professores Vander e Maila por acreditarem no meu filho, obrigada!"
Marina dos Anjos Silva - mãe do adolescente Igor dos Anjos Torreti da Silva
Agradecimentos
Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão aos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CECAP pelo empenho no desenvolvimento do projeto RECBOT descrito neste artigo, onde os nomes se encontram abaixo:
Alice Mayume Fernandes Yoneyama
Ana Gabriely Domingos Sardinha
Arthur Henrique de Oliveira
Carlos Anselmo de Souza Alves
Cleiton Gabriel Domingos Sardinha
Eduardo Vinicius M. M. da Silva
Elber de Oliveira Ribeiro da Silva
Erick Diego Santos Generoso
Gabriely Tsuge de Oliveira
Guilherme Miranda Alves
Guilherme Pires dos Santos
Gustavo Bento Ouverney
Hiago Bernardo Quirino da Silva
Hugo Felipe Vilela Pesinato
Igor dos Anjos Torreti
Jeremy Rian M. de Oliveira
Julia Alves Mendes
Laura dos Santos de Araújo
Lorena Braga da Cruz
Lucas Gabriel de S. A. do Nascimento
Luiz Gustavo Cubas Simões
Mateus Tenório Trindade Mendes
Miguel Vieira Gonçalves
Nicolas Buzignani da Silva
Paulo Henrique Soares
Roberta Pereira do Espirito Santo
Roger Henrique Vieira
Ruan Carlos da Silva Teixeira
Ryan de Carvalho Ribeiro
Vitor Gabriel Furman Mendes
Vitor Hugo Vilela Pesinato
Wender Alexandro Ferreira dos Santos
Yasmim Gabriely Brito de Souza
Yasmin Dias Cyrineu
Yasmin Rafaela dos Santos de Lima
Agradecemos também, Kátia Batista da Silva e Abilene Nádja S. Chagas, por toda ajuda, correções e melhorias que se fez nesse artigo.
A Líria Inêz Balestieri, nossos agradecimentos por toda confiança na manutenção das oficinas de Robótica e Reciclagem Criativa, uma pessoa que segue firme e luta por umfuturo melhor para nossas crianças e adolescentes.
Às Estagiárias do 4º ano do Curso de
Psicologia da Universidade UniFatecie, pela colaboração nos textos citados com supervisão de Gustavo Sinhorini Menegon
Psicólogo CRP 08/31105
CECAP Paranavaí- PR
Estagiárias:
Maria Eduarda dos Santos Faxina
Mikaelen Viana Ferreira
Beatriz Viotto Mânica
Melissa Vitória Gallea Brito
Por fim, mas não menos, os funcionários do CECAP, ao nosso presidente Josia Rodrigues dos Santos Junior pela confiança no trabalho, Kátia Batista da Silva,
Professora Aline Medeiros e Abilene Nádja S. Chagas pelos seus depoimentos.
Finalizando
O Projeto RECBOT desenvolvido pelas oficinas de Robótica e Reciclagem Criativa do Centro de Atendimento Especial a Criança e ao Adolescente de Paranavaí - CECAP, proposto para a revista Mecatrônica Jovem, onde em conjunto com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, criamos, projetamos, e aperfeiçoamos, e em equipe nos ajudamos, de forma contribuir para que pudéssemos adquirir e compartilhar diversos conhecimentos interdisciplinares, que contribuíram para o desenvolvimento da criatividade das crianças e adolescentes.
Digo então: “A criatividade atrelada a tecnologia pode mudar o mundo, pois até com o inesperado podemos criar..." assim, em casa, no CECAP ou na sua escola, você poderá fazer coisas incríveis!
Façam seus projetos e nos marquem nas redes sociais!
Bons estudos!