Efeitos de som sempre faziam sucesso entre nossos leitores. Este projeto foi publicado na Revista Saber Eletrônica número 74 de outubro de 1978. Neste artigo tratamos um pouco da história deste artigo.

 


 

 

O artigo apresentado combinava dois circuitos de vibrato que atuavam de modo sincronizado com os dois canais de um sistema estéreo. Assim, no efeito, quando um dos canais diminui de intensidade o outro aumentava, proporcionando um efeito dinâmico.

Os que montaram o circuito gostaram, principalmente os que possuíam conjuntos musicais que podiam modular duas caixas de reprodução simultaneamente com um efeito dinâmico.

Por usar apenas transistores de uso geral, além de fácil de montar, o circuito ainda é atual, podendo ser intercalado entre fontes de sinal e amplificadores comuns sem maiores problemas.

A ideia de se criar esse circuito surgiu da necessidade de sempre termos algo de som na revista, pois isso atraia nossos leitores. Não tive dificuldades em montar e testar o protótipo, pois não havia componentes críticos.

Descrevemos a montagem em ponte de terminais e placa, sempre lembrando que, por se tratar de montagem que trabalhava com sinais de áudio, especial cuidado deveria ser tomado com as conexões, para se evitar a captação de roncos.

Na figura 1 temos uma ilustração do artigo mostrando o modo de se conectar o circuito a um sistema de som.

 

Figura 1 – Conexões para uso
Figura 1 – Conexões para uso

 

 

Não tivemos problemas com os leitores. As poucas consultas que vieram estavam relacionadas com a captação de roncos. As soluções eram simples: melhorar a blindagem, montar em caixa metálica, verificar cabos de sinal, se alimentar por fonte, melhorar a filtragem.

Você pode ter acesso ao artigo completo em Novo Efeito Dinâmico em Som (ART2736).