Nos casos mais graves de vazamentos de pilhas ou mesmo do ataque por água do mar (caso o aparelho caia na água salgada) pode ocorrer a interrupção dos terminais de componentes com a parada do funcionamento normal. Na figura 1 temos um exemplo da interrupção dos terminais de um resistor e de um transistor pela corrosão causada nas condições indicadas.



Figura 1 – Transistor e resistor com terminais interrompidos.



O procedimento indicado neste caso consiste em se raspar com muito cuidado (depois de limpar o local com algodão embebido em álcool) de modo a tornar visível o metal brilhante. Depois, com muito cuidado e rapidamente para que o calor não afete o componente, tentar fazer a conexão entre os terminais separados, conforme mostra a figura 2.


Figura 2 – Refazendo a conexão dos terminais interrompidos.

Se, com este procedimento o aparelho não voltar ao funcionamento normal, a substância corrosiva pode ter penetrado no próprio componente e causado uma interrupção interna. Neste caso, a solução está na troca do componente e a recuperação não é possível. Isso pode ocorrer, por exemplo, no caso de capacitores em que os invólucros não sejam totalmente vedados e a corrosão pode separar o terminal das armaduras internamente, ou ainda num transformador ou bobina. No caso de transformadores e bobina explicaremos como proceder para se tentar uma recuperação interna.