Se um aparelho cair no mar, a ação da água salgada pode ser muito danosa aos componentes. O melhor procedimento consiste em se imediatamente lavar o aparelho com água corrente (água comum) de modo a remover todos os vestígios do sal. De modo algum o aparelho deve ser ligado depois disso, e as pilhas devem ser imediatamente removidas. Depois, deixe secar o aparelho completamente, usando para esta finalidade um secador de cabelos com ar quente. Não o coloque em estufas ou locais muito aquecidos para esta finalidade pois o calor em excesso também pode ser prejudicial para o aparelho, estragando peças de borracha, espuma ou plástico.Uma vez que o aparelho esteja completamente seco, pode-se verificar seu funcionamento.

Se esse funcionamento não ocorrer, caso o aparelho tenha sofrido dano maior quer seja pela ação da água no momento ou porque demorou-se muito para lavá-lo, devemos abrir para examiná-lo.Os componentes com os terminais que tenham sido corroídos pela ação do sal podem ser recuperados da mesma forma que os afetados pelo vazamento de pilhas.Limpe com algodão embebido em água doce e depois álcool os vestígios de sal ou areia que estiverem presentes nos componentes do circuito ou na placa de circuito impresso.   Mesmo lavada, esta areia pode conter ainda sal suficiente para continuar a ação corrosiva sobre os componentes do aparelho. Componentes em que a água salgada pode penetrar ou tenha causado danos irreversíveis como alto-falantes (pela parte de papelão) ou ainda transformadores (onde a água pode penetrar profundamente nos enrolamentos) devem ser substituídos.


Figura 1 – Transformadores abertos são bastante delicados, sofrendo com a penetração de água ou mesmo umidade.

Se houver corrosão na placa de circuito impresso (o que será evidenciado pelo aspecto esverdeado) passe um algodão inicialmente embebido em água para remover os vestígios de areia e água salgada e depois com álcool.Uma camada de verniz transparente pode ser interessante para recuperar a proteção da placa evitando nova corrosão. Se houver alguma interrupção, faça uma ponte como descrevemos na recuperação de placas. Se houver um estreitamento perigoso de uma trilha, conforme mostra a figura 2, evidenciando a possibilidade de interrupção ou uma dificuldade maior para a passagem de correntes intensas, faça a ponte.



Figura 2 – Refazendo uma trilha afetada por corrosão.


Observe finalmente o funcionamento geral do aparelho para verificar se nenhum outro componente foi afetado.Transformadores de FI e bobinas de rádios podem ser afetados pela penetração da água salgada e mesmo vazamentos de pilhas. Veja nos outros itens como fazer sua recuperação.