Barômetro

O barômetro é o instrumento usado na medida da pressão atmosférica. A unidade é o Bar, mas normalmente é utilizado o milésimo do Bar, ou milibar ou ainda  é utilizado o Pascal (Pa), sendo expressas as pressões em hectopascal (hPa) nos barômetros comuns. Também expressa-se a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio com base nos primeiros barômetros que consistiam numa coluna de mercúrio, conforme mostra a figura 1.

 

Verificou-se que emborcando um tubo de mercúrio ele só podia subir até uma certa altura, que era diretamente relacionada com a pressão atmosférica. Assim, no nível do mar a pressão, considerada normal corresponde a uma coluna de 760 mm de mercúrio. Os modernos barômetros se baseiam em sensores eletrônicos, fornecendo a indicação na forma digital, conforme mostra a figura 2.

 

 

Os barômetros tanto podem ser usados para se avaliar as condições do tempo, pois a pressão varia conforme as mudanças de tempo, como também para se determinar a altura numa ascensão ou de um local. Não confundir barômetro com manômetro que também mede a pressão mas de um recipiente ou conduto fechado.

 

Obs: A palavra “baros” em grego significa “peso”, assim o barômetro é um instrumento que mede o “peso” do ar na atmosfera, ou seja, a pressão que ele faz.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia