Galvani (Luigi)

 

Luigi Galvani, Nascido em 9 de setembro de 1737 e morto em 4 de dezembro de 1798 descobriu o “galvanismo” ou “eletricidade animal”, em trabalho inspirado em Alexandre Volta.  Luigi Galvani era cirurgião e obstetra, seguindo os passos do seu pai. Trabalhando como professor na Universidade de Bolonha, ele se casou com Lucia Galeazzi em 1762. Em torno de 1780 a área de maior interesse na pesquisa de Galvani era a “eletricidade animal” . Ele descobriu a ação da eletricidade nos organismos vivos e que havia uma corrente elétrica natural nos tecidos vivos. Naquela época o termo eletricidade era reservado para o que hoje denominamos eletricidade estática, sendo então usado o termo “galvanismo” pata designar a corrente elétrica. Essa terminologia foi proposta por von Humboldt.

 

Figura 1 - Famoso experimento de Galvani em que ele excitou a perna de uma rã morta com uma corrente elétrica produzida a partir de um gerador eletrostático.

 

 

Veja também:

Eletrólise

Efeitos da corrente

Choque elétrico

Sua biografia

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia