Gerador de RF

 

Os geradores de Rádio Freqüência ou RF são instrumentos de prova cuja finalidade é gerar sinais para o teste e avaliação de circuitos de altas freqüências. Esses geradores são usados também no ajuste de receptores de rádio, televisores e outros equipamentos que possuam etapas de RF. Na figura 1 temos o aspecto típico de um gerador desse tipo.

Os geradores de RF produzem tipicamente sinais de 100 kHz até dezenas ou mesmo centenas de megahertz, conforme a aplicações. Muitos têm a opção de gerar sinais modulados em amplitude ou freqüência, normalmente com freqüências padronizadas de modulação de 400 Hz ou 1 kHz. Outro controle importante desse tipo de instrumento é o que ajusta a amplitude do sinal entre alguns microvolts até alguns volts pico a pico (p-p). Em muitos casos, os Geradores de Funções podem ser usados com a mesma finalidade do gerador de RF na prova de circuitos de altas freqüências. Deve-se ainda observar como característica importante desse instrumento sua impedância de saída, normalmente de 50 ohms. Essa impedância se adapta normalmente às entradas de antena de receptores que devem ser testados

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia