Germânio

O germânio é um elemento químico do grupo dos semicondutores ou metalóides, tendo como número atômico 32. Isso significa que ele possui 32 prótons, 32 nêutrons e 32 elétrons com a estrutura mostrada na figura abaixo.

 

Conforme podemos ver esse elemento é tetravalente e outras propriedades importantes são:

 

- Massa atômica: 72,64

- Densidade: 5,35 g/cm3

- Ponto de ebulição: 947º C

 

O germânio se apresenta na forma de cristais com a cor cinza metálica. O germânio é um dos poucos materiais que se expande quando solidifica.

 

Na eletrônica, as propriedades semicondutoras do germânio permitem que ele seja utilizado na fabricação de dispositivos eletrônicos como diodos e transistores. Os primeiros transistores e diodos eram de germânio, mas com o tempo passou-se a dar preferência ao silício. Na verdade, o primeiro transistor era de germânio. Assim, dopado com impurezas o germânio forma estruturas do tipo P e do tipo N, como o silício e suas junções apresentam comportamentos elétricos das junções semicondutoras.

 

Além das aplicações na eletrônica, o germânio é usado em lâmpadas fluorescentes com o fósforo, detectores de radiação, e como agente formado de ligas. Também é utilizado na fabricação de lentes infravermelhas usadas em detectores de calor de uso industrial e militar. Atualmente, as junções de silício-germânio estão encontrando aplicação na eletrônica de componentes de alta velocidade.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia