Manômetro

São instrumentos destinados à medida da pressão num ambiente fechado em comparação a uma pressão externa.. Os tipos comuns são usados na medida da pressão de caldeiras, no teste da pressão do cilindro de um motor ou de um compressor ou em máquinas industriais. Os tipos comuns possuem duas aberturas, uma para entrar a pressão do local em que é feita a medida e a outra para a pressão de referenciam, por exemplo, a pressão atmosférica. O valor da pressão é indicado numa escala. Na figura 1 temos um tipo analógico mecânico em que a pressão força um tubo flexível que, ao se deformar, aciona o ponteiro da escala indicadora.

 

 

Dispositivos sensores semicondutores de pressão podem converter a pressão numa grandeza elétrica que, ao ser processada por um circuito fornece uma indicação digital, como no manômetro da figura 2. O manômetro mostrado mede a pressão do combustível injetado num motor. Este tipo de manômetro é encontrado principalmente nos carros de competição.

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia