Os NTCs (Negative Temperature Coefficient ou Coeficiente Negativo de Temperatura) são componentes da família dos resistores os quais apresentam uma resistência que diminui com a temperatura, conforme a curva mostrada na figura 1, onde também temos os seus principais aspectos.



Os NTCs são usados como sensores de temperatura em diversas aplicações já que possuem uma boa linearidade, ou seja, a sua resistência varia quase que linearmente com a temperatura. Isso permite que eles sejam usados em:

a)Regulagem de circuitos eletrônicos, compensando os efeitos da temperatura, por exemplo, nas etapas de saída de circuitos de áudio ou de fontes.
b)Termostatos – ligando ou desligando uma carga quando a temperatura chega a um determinado valor.
c)Circuitos de proteção – desativando o circuito quando a temperatura supera um valor crítico.
d)Termômetros – medindo a temperatura de um determinado local.

Os NTCs são especificados pela sua resistência na temperatura ambiente, normalmente 20º C e pela variação da resistência que apresentam a cada grau de temperatura. Normalmente, isso pode ser feito através de um gráfico. De comportamento oposto aos NTCs existem os PTCs (Positive Coefficient Temperature ou Coeficiente Positivo de Temperatura) que também são componentes da mesma família mas cuja resistência aumenta com a temperatura.