Soquetes de Válvulas (ALM1085)

As válvulas eletrônicas (ou termiônicas) são montadas em soquetes especiais que facilitam sua substituição quando queimam.

Estes soquetes variam de tamanho e formato, conforme o tipo de válvula. Assim, os mais comuns são os para as válvulas miniaturas de 7, 8 e 9 pinos.

A leitura da ordem dos pinos de uma válvula é feita olhando-se por baixo a partir da marca ou intervalo, no sentido horário, ou seja, no sentido dos ponteiros do relógio.

A fixação dos soquetes de válvulas é feita através de parafusos com porcas. A furação do chassi onde é fixado o soquete deve ser cuidadosamente dimensionada para que os parafusos fiquem em posições certas e firmes.

Desmontando rádios antigos ao guardar as válvulas, retire também os soquetes. Guarde bem os soquetes que podem ser aproveitados em montagens.

Lembramos que um único tipo de soquete pode servir para tipos diferentes de válvulas. Os fios de ligação do circuito são soldados nas abas da parte inferior do soquete.


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia