Os woofers são alto-falantes destinados à reprodução de sons de baixas freqüências, ou seja, os sons graves. São usados em caixas comuns e também em bass-boosters ou reforçadores de graves como os encontrados em sistema de home theater. Os tipos comuns são de grandes dimensões, já que o cone deve ter tamanho compatível com o maior comprimento de onda do som que deve ser reproduzido. Na figura 1 temos o aspecto de um alto-falante desse tipo com resposta, entre 15 e 500 Hz.

 

 

Nos sistemas comuns os woofers são ligados à saída do amplificador através de um filtro passa-baixas, como o mostrado na figura 2.

 

 

Este filtro tem por finalidade separar os sinais de baixas freqüências dos demais que são reproduzidos pelos outros alto-falantes do sistemas, no caso o tweeter e o mid-range e eventualmente um full-range. A impedância dos woofers normalmente é adaptada à saída dos amplificadores ficando entre 4 e 16 ohms e sua potência depende da potência do amplificador com que vai ser usado. Como os woofers só reproduzem uma parte da faixa audível, eles devem ser utilizados em conjunto com outros alto-falantes num sistema de som. Veja mais em Mid Range e Tweeters.