Conversores analógico para digital (ADC) são componentes fundamentais quando se trata com o trabalho de fontes de sinais analógicos, como sensores, que devem interfacear com microcontroladores ou outros dispositivos digitais.

O que eles fazem é converter uma grandeza analógica, por exemplo, a tensão fornecida por um sensor em um sinal digital compatível com determinada lógica usada em microcontroladores.
A escolha desse tipo de componente é fundamental para a realização de um bom projeto e é de um deles que tratamos neste artigo. Escolhemos o AD4052. Da Analog Devices. Partimos então do diagrama de blocos disponível no site da Mouser no final do artigo.

Os conversores analógico-digitais (ADCs) compactos de baixa potência Easy Drive (AD4052) de aproximação sucessiva (SAR) da Analog Devices são dispositivos versáteis de 16 bits que permitem soluções de aquisição de dados de alta densidade e baixa potência sem sacrificar a precisão. Esses ADCs oferecem um equilíbrio exclusivo de desempenho e eficiência energética, além de recursos inovadores para alternar perfeitamente entre os modos de alta resolução e baixa potência, adaptados às necessidades imediatas do sistema. O AD4052 é ideal para aplicações de aquisição de dados compactas e de detecção de bordas alimentadas por bateria.
Os recursos do Easy Drive permitem designs de front-end analógico (AFE) altamente eficientes. Os pequenos capacitores de amostragem (3,4pF) maximizam a impedância de entrada, reduzindo a dependência de amplificadores de alta largura de banda e que consomem muita energia, normalmente exigidos pelos ADCs SAR. A ampla faixa de modo comum de entrada concede suporte inerente para sinais diferenciais e de terminação única.
O Analog Devices AD4052 suporta microcontroladores com modos de desligamento e firmware acionado por interrupção. Os modos autônomos permitem a detecção de eventos fora do intervalo enquanto o host digital dorme. Os modos de média fornecem medições de alta resolução sob demanda enquanto descarregam cálculos do processador host. O dispositivo autotemporizado permite que o sinal (DEV_EN) sincronize o ciclo de energia do dispositivo AFE com o instante de amostragem do ADC, otimizando o consumo de energia do sistema e minimizando os artefatos de erro de estabilização da inicialização. O AD4052 também suporta o ciclo de energia da referência de tensão e o uso da fonte como a tensão de referência do ADC (VREF) para economia de energia adicional.
A configuração do dispositivo e a leitura de dados do ADC são suportadas por meio de uma interface periférica serial (SPI) robusta de 4 fios com verificação de redundância cíclica (CRC) suportada para todas as transferências de dados. O Analog Devices AD4052 está disponível em pacotes compactos LFCSP e WLCSP com operação em uma ampla faixa de temperatura.
Destaque
Pequeno espaço, grande desempenho
INL: ±0,5LSB máximo
NR: 86,1dB com VREF = 3,3V
1,35mW a 1MSPS no modo de amostra
370μW a 1MSPS em modos autônomos
4,1μW de energia em espera
Integração versátil de condicionamento de sinal
Recursos de fácil acionamento permitem designs front-end analógicos pequenos e de baixa potência
Compatível com cadeias de sinal diferenciais e de terminação única
Ampla faixa de entrada de modo comum
Minimiza a atividade do host digital e a dissipação de energia
Amostragem autônoma com comparador de janela e geração de interrupção
Filtro de média com opções de amostragem contínua e em rajada
Sincronização de ciclo de energia para dispositivos complementares
SPI de 4 fios compatível com lógica de 1,8V a 3,3V
Opções de invólucro
LFCSP de 2,0 mm x 2,0 mm e WLCSP de 1,7 mm x 2,0 mm
Ampla temperatura operacional de -40°C a +125°C alcance
APLICAÇÕES
Aquisição de dados alimentada por bateria
Monitoramento de sinais vitais
Análise biológica e química
Sensoriamento geológico e sísmico
Movimento e robótica
Um vídeo de como comprar na Mouser é dado no link:
https://www.youtube.com/watch?v=fmJUUx3skLs