Receiver AM/FM Estéreo PSR-30 (SER053)

Defeito: Inoperante na faixa de FM

Autor: Gilnei Castro Muller – Santa Maria – RS

 

Relato:

Com o aparelho ligado e devidamente alimentado pela rede de CA, verifiquei que a faixa de ondas médias funcionava normalmente e quando a chave de funções era pressionada para FM, nos terminais do transistor T102 as tensões permaneciam de acordo com esquema, porém nos terminais do transistor T101 (B152) a tensão no terminal do dreno, que deveria ser de 11,1 V ficava próxima de 0,7 V. O transistor se comportava como se estivesse saturado e assim a sua amplificação para os sinais de FM era praticamente nula. Com o aparelho desligado, retirei o transistor T101 do circuito e ao medir a continuidade entre o dreno e a fonte, encontrei uma acentuada fuga. Como os componentes de polarização de T101 estavam todos normais, realizei a substituição do transistor por um 3SK-40  quando liguei novamente o aparelho, as emissoras de FM foram sintonizadas corretamente.

Nota: O esquema elétrico a seguir mostra o componente que foi substituído e a pinagem do 2SK40 que é diferente do original que estava no circuito.

 

Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia