Televisor 14 – PC-1435 (SER370)

Defeito: Tela azul, com retraços mais claros

Autor: Gilnei Castro Muller – Santa Maria – RS

 

Relato:

Após alimentar o televisor a partir da rede de 220 V, verifiquei que a saída de áudio funcionava, mas logo após alguns minutos a imagem se tornava azulada e em seguida fortes linhas de retraço azul mais claro preenchiam a tela. Ao realizar as medidas de tensões nos coletores dos transistores de saída de cores (RGB), a tensão medida no coletor de Q803 estava mais baixa que as outras duas, e o resistor R802 de 15 k Ω x 2 W estava aquecendo excessivamente. O transistor Q803 conduzia em excesso. Em seguida, com o televisor desligado da rede, retirei o transistor Q803 e ao medir a continuidade entre seus terminais, verifiquei que ao esquentá-lo apresentava fuga de 12 k Ω nos dois sentidos, entre o coletor e o emissor. Após substituir o transistor Q803 por outro equivalente, a tensão de coletor se normalizou em um valor próximo ao dos outros dois (Q801 e Q802) e o televisor voltou a funcionar normalmente.

 

Obs.: O transistor Q803 (2SC2688) depois de alguns minutos apresentava fortes fugas entre o coletor e o emissor e com isso se comportava como parte de um divisor resistivo, baixando a tensão de catodo de forma a aumentar a intensidade da cor azul na tela.

 

Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.
Diagrama do setor do aparelho fornecido pelo autor.

 

 

 


Opinião

O que vem pela frente (OP210)

Uma das características do Instituto Newton C. Braga é a manutenção do ritmo de suas realizações, independentemente do que se passa no nosso mundo. Não foi a pandemia, nem crises de qualquer tipo que alteraram nosso ritmo de trabalho.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)