NOSSAS REDES SOCIAIS -

Reostato PNP (NE199)

Na figura abaixo mostramos um reostato simples para correntes até 1 A, utilizando um transistor PNP BD135. Correntes maiores podem ser controladas com transistores de maior potência como o TIP32 ou TIP42. Em todos os casos o transistor deve ser montado em radiador de calor, R2 deve ter pelo menos 2 W de dissipação e R1 deve ser um potenciômetro de fio. A tensão de entrada pode ficar entre 5 e 12 V tipicamente. Na simulação ligamos na saída do circuito como carga uma lâmpada de 10 W (perto de 0,9 A) e um voltímetro para observarmos a tensão aplicada. Esta tensão, que parte de 0,140 V pode ser aumentada gradualmente na simulação, utilizando-se a tecla A.

 

Reostato PNP
Reostato PNP

 

Arquivos para download: Simulação e Netlist

 

BUSCAR DATASHEET

 


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

 

Opinião

Chegada de novos tempos (OP205)

As primeiras indicações que uma volta a normalidade deve começar a ocorrer em breve anima muitas pessoas. De fato, estamos vislumbrando novos tempos, mas precisamos estar atentos para o fato de que tudo vai ser diferente, principalmente para o nosso mundo da tecnologia.

Leia mais...

Esgotar
Sempre que alguém quer esgotar um assunto, esgota a paciência do leitor.
Oscar Wilde (1864 1900) citado por Guilherme Figueiredo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)