Acendendo um LED (MSB052)

Como estudamos, para acender um LED é preciso haver um percurso fechado para a corrente, ou seja, um circuito fechado. Também verificamos que o LED não pode ser ligado diretamente à pilha, pois a corrente seria excessiva e ele poderia queimar. Devemos então usar um resistor para limitar essa corrente. Assim, a corrente circula pelo LED passando pelo resistor indo do positivo da bateria para o negativo. Veja que o LED é um componente polarizado, ou seja, existe um caminho certo para a corrente. Se ele for invertido o circuito não funciona e o LED não acende. A polaridade do LED é dada pelos seus terminais ou pelo seu lado chato, conforme mostra a figura 1.

 

   Figura 1 – A polaridade do LED
Figura 1 – A polaridade do LED

 

Na simulação usamos um resistor de 1 k Ω é ligado em série com o LED de modo a limitar a corrente. O valor do resistor depende do brilho que desejamos para o LED, havendo um cálculo para esta finalidade.

 

MSB052 - Acendendo um LED
MSB052 - Acendendo um LED

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0052.zip)


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia