Sirene Intermitente com o 555 - NE0027

Utilizando dois circuitos integrados 555, a configuração apresentada produz pulsos de tom intervalados. A saída pode ser aplicada a uma etapa de potência ou a um transdutor piezoelétrico de alta impedância.

A freqüência dos tons é dada por C1, enquanto que a intermitência é determinada por C2. Estes dois componentes podem ser alterados numa ampla faixa de valores. A alimentação pode ser feita com tensões de 3 V a 15 V. Na figura 1 temos o diagrama completo da sirene.


Figura 1 – Diagrama completo da sirene.

A forma do sinal gerado é mostrada na figura 2, onde utilizamos o osciloscópio virtual do Multisim.


Figura 2 – Forma de onda do sinal gerado.

Veja que este circuito se aproveita do pino de controle (4) do 555 que o dispara quando vai ao nível alto. Assim, o segundo astável formado por U1 é controlado pelo primeiro astável (U2) a partir do pino de controle.

A simulação e a netlist estão disponíveis clicando aqui.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia