No oscilador de duplo T apresentado, temos a produção de oscilações amortecidas determinadas pelos pulsos de excitação de entrada. Observe a relação entre os valores do duplo T. Os capacitores determinam a freqüência do sinal, podendo ser alterados. O resistor de 33 k pode ser substituído por um potenciômetro de 100 k para se obter um controle do fator de amortecimento das oscilações. O circuito funciona com tensões de 9 a 15 V e transistores equivalentes podem ser experimentados. Na figura 1 temos o circuito completo do oscilador que imita sons de percussão como o de sino, triângulo, tambor, blocos, dependendo da freqüência e fator de amortecimento. As aplicações para este circuito estão principalmente em instrumentos musicais.

 

   Figura 1 – Circuito do oscilador amortecido.
Figura 1 – Circuito do oscilador amortecido.

 

Transistores de uso geral como os BC548, BC549, 2N2222 podem ser utilizados no circuito. Observamos que o sinal é de pequena intensidade, devendo ser aplicado a um amplificador para excitar transdutores como fones, alto-falantes e cápsulas piezoelétricas.

Na figura 2 temos os sinais gerados pelo circuito. Na parte inferior os pulsos de excitação e na parte superior os sinais gerados. A imagem foi obtida a partir do osciloscópio virtual do Multisim.

 

Figura 2 – Sinais gerados pelo circuito e sinal de excitação.
Figura 2 – Sinais gerados pelo circuito e sinal de excitação.

 

A simulação e a netlist estão disponíveis para exportação ou para utilização do circuito em outros projetos.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0011.zip)