Oscilador com dois transistores (MSB019)

O que temos na figura 1 é um multivibrador que pode ser utilizado para produzir sinais retangulares de até algumas dezenas de megahertz, com os transistores indicados. A alimentação pode ficar entre 6 e 12 V e a freqüência é determinada basicamente pelo capacitor e pelo resistor de 1,5 k. Não recomendamos alterar o resistor, mas somente o capacitor para se obter a freqüência desejada. Transistores equivalentes podem ser utilizados e, com a inversão da polaridade da fonte de alimentação, podem ser utilizados transistores PNP.

 

   Figura 1 – Diagrama do multivibrador com dois transistores.
Figura 1 – Diagrama do multivibrador com dois transistores.

 

Na figura 2 temos a forma de onda obtida na simulação com o Multisim. Neste caso é utilizado o osciloscópio virtual deste software. Na simulação, o leitor vai observar ainda o tempo de partida do oscilador que aparece logo que a chave de simulação é ligada. Conforme podemos ver, o sinal se aproxima bastante de uma forma de onda retangular. Esta forma de onda sofre deformações à medida que a freqüência se eleva. No circuito, a freqüência aproximada pelo ajuste do osciloscópio pode ser verificada ser de aproximadamente 1,5 kHz.

 

 Figura 2 – Forma de onda do sinal gerado.
Figura 2 – Forma de onda do sinal gerado.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0019.zip)


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia