Multivibrador Astável com Dois Transistores (MSB056)

No nosso circuito, os transistores controlam a corrente nos LEDs, de modo que, quando cada transistor conduz o LED ligado ao seu coletor acende. Como os transistores conduzem alternadamente num multivibrador astável, dependendo dos capacitores, os LEDs também acendem alternadamente.

Troque os capacitores para verificar como influem na frequência das piscadas dos LEDs. Também podem ser trocados os capacitores por outros da valores não iguais no mesmo circuito, por exemplo 4,7 µF e 47 µF de modo a se obter um comportamento assimétrico para o circuito.

Nesse comportamento, um dos LEDs fica aceso por mais tempo do que o outro.

 


 

 

 

Simulação:

 

MSB056 - Multivibrador Astável com Dois Transistores
MSB056 - Multivibrador Astável com Dois Transistores

 

 

Observação: usamos transistores 2N2222 em lugar dos BC548 originais e reduzimos os capacitores para que na simulação as piscadas não fiquem muito lentas.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0043.zip)


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia