Oscilador Amortecido 741 (MSB022)

A partir de pulsos de curta duração, gerados pelo gerador de funções, o circuito mostrado na figura 1 produz oscilações amortecidas cuja frequência depende dos resistores e capacitores na rede de tempo (2,2 nF e 100k). Estes componentes podem ser alterados conforme a frequência desejada. O amortecimento pode ser controlado através do potenciômetro de 22 k. Na simulação pode-se atuar sobre este controle de modo a se obter diversos índices de amortecimento.

msb0022 0001

Figura 1 – Oscilador amortecido com o 741.

 

A fonte de alimentação deve ser simétrica de 6 V a 12 V e outros amplificadores operacionais podem ser utilizados. Na figura 2 temos a forma de onda amortecida em função do pulso de disparo, obtida no osciloscópio virtual do Multisim.

 

msb0022 0002
Figura 2 – Formas de onda no osciloscópio virtual.

 

Clique aqui para fazer download da simulação


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia