Oscilador Amortecido - NE0012

Este oscilador produz oscilações amortecidas, ou seja, cuja amplitude se reduz com o tempo até desaparecerem. O sinal gerado corresponde ao som de percussão, semelhante ao de sinos, tambores, blocos de madeira batendo e diversos outros instrumentos musicais. Por este motivo, circuitos como este, encontram aplicações em instrumentos, efeitos sonoros, campainhas, etc.
Evidentemente, no nosso caso o sinal gerado é de pequena intensidade, devendo ser aplicado a um amplificador para reprodução. Por outro lado, se o efeito for utilizado em gravações ou em equipamentos eletrônicos, por exemplo, transmissores ou intercomunicadores para sinalização, a conexão da saída poderá ser direta. O circuito gerado no Multisim, com simulação correspondente é mostrado na figura 1.


Figura 1 – Diagrama completo do oscilador amortecido.

A excitação do circuito é feita por um gerador de funções que produz pulsos no duplo T. Os componentes deste duplo T determinam a freqüência das oscilações. Recomendamos que para modificação do som produzido, apenas os capacitores sejam alterados e que sua relação de valores seja mantida. Isso significa que C1 deve ser sempre o dobro de C2 e C3. O resistor R4, por outro lado, pode ser trocado por um trimpot ou potenciômetro de 100 k para ajuste do amortecimento e assim serem obtidos efeitos de percussão de acordo com a aplicação.
A forma de onda gerada para os valores de componentes indicados é mostrada no osciloscópio virtual do Multisim, na figura 2.

 


Figura 2 – Sinal gerado pelo circuito.

O circuito funciona bem até algumas dezenas de quilohertz. Para os valores indicados temos o som corresponde às batidas de um sino.
A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 9 a 15 V e o transistor indicado é o BC548 ou qualquer equivalente de uso geral. Abaixo o leitor encontrará a simulação no Mulsitim e a netlist para exportar para outros softwares de simulação ou elaboração de placas.

 

Clique aqui e baixe o circuito simulado em Multisim


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...