Excitador Piezoelétrico - NE0013

O circuito apresentado consiste num multivibrador astável que pode excitar um transdutor piezoelétrico (alta impedância) ligado entre os coletores dos transistores. O circuito também pode ser utilizado como injetor de sinais ou clock complementar para aplicações digitais. A freqüência do sinal gerado depende de C1 e C2 que podem ser alterados numa faixa muito ampla de valores. O circuito oscilará em freqüências desde frações de hertz até alguns megaherts, sem problemas. Na figura 1 temos o circuito simulado no Mulstim.


Figura 1 - Circuito completo do excitador de transdutor piezoelétrico.

A alimentação pode ser feita com tensões entre 3 e 12 V e os transistores podem ser de qualquer tipo de uso geral. O circuito também funciona com transistores PNP desde que a polaridade da fonte de alimentação seja invertida. Na figura 2 temos a forma de onda do sinal gerado observada com o osciloscópio de duplo traço do Multisim ligado aos coletores dos dois transistores.

 

Figura 2 - Forma de onda observada na simulação.

Observamos que teoricamente o sinal gerado deveria ser retangular simétrico, mas à medida que a freqüência aumenta, esta característica vai desaparecendo com o sinal tendendo a uma formar triangular. Na simulação, o leitor pode baixa a freqüência, aumentando os valores dos capacitores e com isso obter uma forma de onda que se aproxima mais da retangular.

Damos a simulação no Multisim e a netlist para que o leitor exporte o circuito para outros softwares de simulação ou programação de elaboração de placas de circuito impresso.

 

Clique aqui e baixe o circuito simulado no MultiSim


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...