Lâmpada incandescente como resistor (DUV126)

Estou pensando em usar uma lâmpada incandescente como um divisor de tensão para reduzir a tensão da rede para um aparelho eletrônico. Posso fazer isso? Existe algum inconveniente?

 

É preciso tomar muito cuidado com este tipo de circuito. As lâmpada incandescente são dispositivos não lineares, apresentando uma baixa resistência quando frias e depois uma resistência que aumenta com a temperatura. Assim, quando calculamos a resistência de uma lâmpada, em função da tensão e da potência, essa resistência é para o funcionamento nominal, ou seja, quando ela está com a potência máxima. Operando mais fria, como num divisor, a sua resistência será menor e com isso a tensão aplicada à carga maior do que a calculada. Da mesma forma, no instante em que o circuito é ligado, a lâmpada se encontra fria e com isso com uma resistência muito baixa. Isso significa que a tensão inicial pode ser muito mais alta que a prevista e o circuito alimentado poderá sofrer uma sobrecarga.

 

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...