Potenciômetro Lin ou Log (DUV131)

Por que os controles de volume dos amplificadores e outros aparelhos de som exigem potenciômetros logarítmicos (log) enquanto que os controles de tom e outras aplicações exigem potenciômetros lineares (lin).

 

Nossos ouvidos não têm uma curva de sensibilidade linear, mas sim logarítmica. Eles são mais sensíveis aos sons fracos e menos sensíveis aos sons fortes. Assim, para adequar o volume de um amplificador ou outro aparelho de som, o controle deve acompanhar a curva de sensibilidade do ouvido. Nas outras funções, em que se deseja um controle linear, os potenciômetros lineares devem ser usados, como é o caso dos controles de tom, controles de velocidade de motores e outras aplicações. Na figura as curvas características dos dois tipos de potenciômetros.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...