Trimmer em lugar de capacitor variável (DUV167)

Estou montando um transmissor de AM e não consegui encontrar o capacitor variável indicado no projeto. Posso substituir por um trimmer? Qual seria o valor?

Roberto

 

O problema dos trimmers comuns é que para a faixa de AM os seus valores são pequenos demais para permitir a varredura completa da faixa sintonizadas. Assim, em princípio, o trimmer (que deve ser o maior possível) pode ser usado, mas ele vai sintonizar uma faixa bem mais estreita que o capacitor variável. Pode-se eventualmente ligar em paralelo com o trimmer capacitores cerâmicos de 22 pF a 220 pF (valor obtido experimentalmente) para se obter a frequência aproximada que se deseja transmitir e fazer o ajuste fino no trimmer. Outra possibilidade é conseguir um rádio transistorizado fora de uso e retirar seu capacitor variável (cuidado para ligar a seção de AM e não a de FM que tem valores baixos).

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...