Fios Para Alto-Falantes (DUV176)

Estou pensando em ligar diversos alto-falantes a um amplificador usando fio telefônico trançando que é fácil de obter e barato. Me disseram que estes fios não são apropriados para isso, pois apresentar perdas e problemas de capacitâncias parasitas. É verdade.

 

Se você vai ligar um alto-falante a um ou dois metros do amplificador e sua potência não é das maiores, não há problema. No entanto, os fios telefônicos são finos e num comprimento grande apresentam uma resistência que faz com que parte da potência do som transmitido se perca. Em outras palavras, o alto-falante remoto não vai receber todo o sinal do amplificador e sua reprodução vai ficar baixa. Assim, para comprimentos maiores de fios, eles devem ser grossos ou então deve ser feita a transmissão em alta impedância (veja artigo no site). Para distâncias maiores também estes fios apresentam uma certa capacitância que faz com que ocorra uma perda de agudos. Desta forma, não recomendamos o uso de tais fios na transmissão de som para muitos alto-falantes e distanciados do amplificador mais do que uns 5 metros.


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...