Potenciômetros Ruins (IP305)

O desgaste das trilhas de grafite pelo movimento do cursor, O acúmulo de poeira podem ser responsáveis por defeitos nos potenciômetros comuns. Este defeito se manifesta de forma desagradável nos controles de volume de rádios e amplificadores, produzindo “arranhos" e "estalidos" quando aumentamos ou diminuímos a intensidade sonora. Em alguns casos o potenciômetro realmente precisa ser substituído quando o defeito se manifesta mas em outros uma limpeza pode melhorar bastante seu funcionamento.

Esta limpeza pode ser feita de modo simplificado, sem abrir o componente, bastando para isso pingar algumas gotas de acetona ou benzina no interior do componente e fazer rapidamente o movimento de aumentar e diminuir o volume. O líquido dissolverá parte da sujeira causadora do problema, removendo-a da trilha de grafite.

Depois de alguns segundos que esta operação foi feita, e o líquido evaporou-se se pode ligar o aparelho, notando-se que sempre uma boa melhora na qualidade de som.

Se o defeito não for sanado com este procedimento é sinal que o potenciômetro precisa ser substituído.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia