Use Corretamente os Capacitores (IP1312)

Capacitores de diversos tipos são utilizados com as mais diversas finalidades em circuitos eletrônicos. Tratando-se de componentes bastante resistentes no que se refere aos maus tratos com o manuseio, ou a determinados tipos de sobrecargas, determinadas condições nunca devem ser desobedecidas pois podem causar sua imediata queima.

É o que ocorre, por exemplo, no caso dos capacitores eletrolíticos. Esses capacitores são componentes polarizados, ou seja, a tensão aplicada aos seus terminais deve sempre obedecer essa polaridade. No caso, um dos seus terminais deve sempre ficar positivo em relação ao outro. É claro que mesmo em circuitos de corrente alternada, podemos usar esses componentes desde que a tensão instantânea no terminal positivo, seja sempre superior a do terminal negativo, o que quer dizer que podemos ligá-lo num ponto em que a tensão seja sempre maior no terminal positivo.

Outro fator importante que deve ser considerado e este em relação a todos os tipos de capacitores é a sua tensão de isolamento. Nos capacitores existe marcada uma tensão (450, 600 Volts, etc.) que é a tensão máxima a que pode ser submetido o capacitor, sem que seu dielétrico sofra rompimento. Trata-se portanto da tensão máxima que o capacitor suporta. É boa norma em qualquer projeto sempre se utiliza um capacitor com uma tensão de isolamento no mínimo 25% maior do que a tensão encontrada no circuito, ponto onde será ligado.

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia