Instrumentos Analógicos de Painel (IP1188)

Microamperímetros e miliamperímetros analógicos estão cada vez mais raros no comércio e a única forma de obtê-los que os experimentadores têm encontrado, além de ter sorte de encontrar um à venda, é conseguir aproveitar de um velho aparelho que os use.

Além de amplificadores, carregadores de baterias e outros aparelhos, instrumentos velhos podem ser encontrados em sucata.

No entanto, existe uma forma de se obter um bom miliamperímetro de 0-1 mA, ou próximo disso a um custo baixo (talvez até menos do que o próprio instrumento isoladamente) que é a de se aproveitar um multímetro analógico de baixo custo de.

Estes instrumentos, de origem chinesa custam muito pouco, e com isso podem ser usados de modo fixo como indicadores.

Eles ainda tem a vantagem de que simplesmente podemos ajustá-lo para a medida desejada, sem a necessidade de colocar shunts ou resistores multiplicadores externo.

Na figura, um desses multímetros.

 


 

 

Ajustando a escala para volts DC 0-50, podemos usá-lo como indicador de saída numa fonte de 15 V, conforme mostra a figura.

 


 

 

Usando um multímetro de baixo custo como indicador de tensão de saída de uma fonte. Veja bem na montagem a altura que a caixa deve ter para que ele caiba.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia