Cuidando bem do Recarregador do Celular (CEL010)

No artigo CEL009 mostramos que podemos nos enganar pelas indicações de carga de nosso celular, mas que isso é necessário para preservar a integridade da bateria. Isso mostra que nosso celular é muito mais delicado e sensível do que se pensa e que não deve ser tratado de modo brusco, pois isso acabará por trazer problemas. O mesmo ocorre no trato do carregador, conforme alertamos neste artigo.

Se bem que muitos estejam acostumados a tratar celular e carregador de forma brusca, deixando cair, batendo, puxando os fios, apertando depois os conectores, isso pode ser muito mais perigoso para a integridade desses elementos do que se pensam.

Assim, damos algumas dicas que podem ajudar a prolongar a vida útil tanto do seu celular, sua bateria como também do próprio carregador.

 

Ligando e desligando o carregador

Muitos estão acostumados a desligar eletrodomésticos puxando pelos fios e não segurando o plugue quando os desconectam. Isso, com o tempo faz com que o cabo se rompa e o aparelho não mais funcione.

Isso também é válido para os celulares: nunca desligue o carregador do celular ou da tomada, puxando o plugue ou o conector pelo fio. Isso pode causar danos irreparáveis tanto ao conector como ao fio.

 

Controle a temperatura

Já notou como seu celular e o próprio carregador esquenta durante o processo de carga? Isso é normal e previsto pelo fabricante.

No entanto, o fabricante recomenda que o calor gerado no processo deve ser dissipado (transferido para o meio ambiente). Baterias estouram e o próprio carregador queima quando o calor não consegue ser dissipado.

Na condição de recarga normal, tanto o carregador como o celular devem estar em local ventilado e não devem existir obstáculos para dissipação de calor.

Uma capinha que envolva o celular já pode trazer problemas. Retire a capa quando o carregar Não deixe o celular sobre tapetes, carpetes ou toalhas no processo de recarga. Eles dificultam a dissipação do calor gerado.

 

Longa da Água

Circuitos eletrônicos não gostam de água e nem de umidade. A umidade de um ambiente que penetre no celular pode causar problemas a longo prazo. Não é apenas deixando cair o celular na água que os danos ocorrem. Lugares úmidos também são causa de problemas. Evite usar o celular no banheiro e mesmo deixá-lo na cozinha.

 

Surtos e Transientes

Variações da tensão de alimentação do carregador que ocorrem durante tempestades, por exemplo, podem passar pelos circuitos de carga e atingir seu celular. Um raio nas proximidades pode ser tão perigoso para seus eletrodomésticos como para seu celular. Não carregue seu celular durante tempestades com raios.

 

Longe das Vibrações e Batidas

Deixar o celular numa mesa quando você está usando a batedeira de bolo ou o liquidificador pode ser perigoso. Não se sabe até que ponto as vibrações continuadas podem causar danos aos componentes mais delicados.

Evidentemente, se você trabalha com uma britadeira, recomendamos não usar o celular no bolso durante o serviço.

As batidas também são perigosas. Os celulares resistem a quedas, mas até certo ponto. Quedas continuadas enfraquecem conexões e fixação de componentes e com o tempo problemas podem aparecer. O efeito de quedas, batidas e vibrações é cumulativo.

 

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia