No trabalho do eletricista instalador, quer seja ele profissional ou amador e preciso contar com algumas ferramentas específicas e também com alguns instrumentos.

Este texto é de uma publicação do autor de 1984. Muita coisa mudou com a norma NBR5410 que trata das instalações elétricas. Mantivemos as ilustrações originais ainda com tomadas e outros componentes daquela época. Vale o artigo como introdução ao assunto. O leitor deve complementar este artigo com outros mais recentes existentes no site.

A ferramenta mais importante, sem dúvida é o alicate de corte lateral para cortar e descascar fios, vindo a seguir o alicate de ponta fina e a chave de fendas.

Na figura 1, mostramos algumas das ferramentas que será conveniente ter em casa para os seus trabalhos de eletricista.

Maletas com jogos completos de ferramentas podem ser adquiridas a baixo custo em casas especializadas.

 

 


 

 

Uma maleta para sua colocação e transporte até o ponto de trabalho, consiste num acessório muito importante.

Quanto aos instrumentos, o leitor pode adquiri-los prontos, ou se quiser já verificar sua habilidade, montá-los.

Daremos a seguir alguns circuitos simples de instrumentos e provadores para o eletricista.

 

a) Identificador de polos

Este é um aparelho muito simples e de grande utilidade para o eletricista, pois permite identificar o polo neutro de uma instalação e o polo vivo e ainda determinar se um aparelho está ou não “dando choque” sem precisar servir de cobaia no seu toque, o que além de dolorido, desagradável, também é perigoso.

 

No passado não havia muita preocupação com o perigo do choque e não poucos eletricistas colocavam o dedo nos fios, arriscando-se, para saber se havia ou não tensão. Não faça isso!

 

O identificador de polo nada mais é do que uma lâmpada neon que é instalada no interior de um tubo de borracha tendo um pequeno anel de metal onde o técnico vai segurar.

Um resistor interno de muito alto valor, reduz a corrente a um nível tão baixo que o choque não é possível, mas em contraposição, esta corrente é suficiente para acender a lâmpada, desde que a tensão seja superior a 80 V em relação à terra.

Na figura 2, mostramos a construção deste simples provador identificador de polos para o eletricista.

 

Este tipo de identificador pode ser encontrado a preços muito baixos em lojas de materiais elétricos.

 


 

 

O resistor é de 220 k x 1/8 W (vermelho, vermelho, amarelo) e a lâmpada neon é do tipo NE-2H, a mesma usada em nosso pisca-pisca na versão II.

Um dos polos da lâmpada vai ao prego grande que serve de “ponta de prova”, enquanto que o outro é soldado no resistor. O outro polo do resistor vai ao anel de papel alumínio que fica do lado externo do tubo de borracha. Fita adesiva comum serve para prender o papel alumínio e manter fixo o terminal do resistor.

O funcionamento do identificador de polos é simples:

a) Encostamos a ponta de prova nos dois polos de uma tomada, conforme mostra a figura 3.

 


 

 

No polo neutro o potencial é o mesmo da terra de modo que não haverá corrente para acender a lâmpada.

No polo vivo haverá corrente para que a lâmpada acenda, tanto em 110 V como em 220 V e isso realmente acontecerá.

b) Encostando num ponto suspeito de dar choque a ponta de prova, se a lâmpada acender é sinal que este ponto está “vivo” e portanto pode realmente ser causa de choques, não devendo ser tocado diretamente.

 

b) Lâmpada de prova

A lâmpada de prova é um dos recursos mais simples e importante para um eletricista amador ou profissional.

Ela nada mais é do que uma lâmpada comum com dois fios curtos que podem ser dotados ou não de garras jacaré.

Na figura 4, damos pormenores da elaboração de uma lâmpada de prova para o eletricista.

 


 

 

As garras jacaré são para fixar a lâmpada no circuito que está sendo verificado.

A lâmpada deve ser de pequena potência (4 à 25 W) mas para uma tensão de 220 V.

O motivo de usarmos tensões de 220 V para a lâmpada é que, em uma instalação de 220 V ela acende normalmente, mas numa instalação de 110 V ela simplesmente acende mais fraco.

Se fizermos ao contrário, usando uma lâmpada de 110 V, ela acende normal na instalação de 110 V, mas queima, se descuidadamente ligarmos em 220V.

Veja então que a de 220 V pode ser usada em qualquer caso, o que não acontece com a de 110 V.

Esta lâmpada de prova permite que o leitor saiba onde há ou não tensão, e pelo brilho da lâmpada se é de 110 V ou de 220 V.

 

c) O voltímetro do eletricista

O voltímetro é o aparelho que mede tensões e portanto permite saber com certa precisão se numa instalação temos 110 V, 220 V ou outra tensão qualquer.

Nota: além de multímetros de baixo custo que são úteis para o eletricista voltímetros podem ser também encontrados nas casas de materiais elétricos.

Na figura 5 mostramos um voltímetro barato de eletricista que é do tipo de “ferro móvel”.

 


 

 

Este instrumento opera satisfatoriamente com tensões alternantes como a das instalações e possui a precisão necessária para os trabalhos de instalação doméstica e mesmo comercial de pequeno porte.

Numa escala graduada, temos um ponteiro que indica qual é a tensão que está sendo aplicada ao circuito. Esta tensão é medida encostando as pontas de prova do instrumento na tomada ou nos fios da instalação.

 

Provando circuitos e aparelhos

A prova de circuitos, aparelhos e dispositivos elétricos pode ser feita com facilidade usando principalmente a lâmpada de prova.

Esta lâmpada de prova nada mais é do que uma lâmpada comum de 40 ou 60 W ligada à rede local e dotada de duas pontas, conforme mostra a figura 6.

 


 

 

Este aparelho permite provar diversos tipos de aparelhos e dispositivos elétricos da seguinte forma:

 

a) Interruptores:

Para verificar se um interruptor está bom, basta encostar as pontas de prova em seus terminais, e aciona-lo. O interruptor deve controlar a lâmpada apagando-a e acendendo-a.

IMPORTANTE: todas as provas devem ser feitas com os aparelhos ou dispositivos desligados da alimentação. Só a lâmpada de prova deve estar ligada.

 

b) Fusíveis:

De fato, fusíveis que aparentemente podem estar bons, na verdade estão interrompidos. E muito comum a queima do fusível ser tal que apenas a parte inferior do fio se solta da base, dando a impressão, para quem olha por Cima, que ele está bom, conforme mostra a figura 7.

Este tipo de fusível já não é mais usado atualmente, podendo ser encontrado apenas em instalações muito antigas.

 


 

 

A prova é feita da Seguinte maneira: encostando-se as pontas de prova nos terminais do fusível, a lâmpada deve acender, se ele estiver bom.

 

c) Lâmpadas:

Basta encostar as pontas de prova nos terminais da lâmpada. O brilho da lâmpada de prova e da lâmpada testada estarão na proporção inversa de suas potências, o que quer dizer que a mais forte acende com menor brilho e vice-versa.

Se a lâmpada estiver queimada, evidentemente, nenhuma das duas acende.

 

d) Prova de fios:

Suspeitando que um fio está interrompido (pode acontecer por dentro, principalmente os cabos de alimentação de ferros de passar roupa), basta encostar as. pontas de prova nos seus extremos. A lâmpada deve acender.

Veja que a prova deve ser feita par-a-par, se o condutor for duplo, o que quer dizer que, somente quando encostamos as pontas de prova nos extremos do mesmo condutor é que a lâmpada acende.

 

e) Prova de eletrodomésticos com motores:

Eletrodomésticos que possuem motores tais como batedeiras de bolos, liquidificadores, espremedores de frutas, etc., podem ser provados da seguinte forma:

Encostamos as pontas de prova nos pinos de suas tomadas, mantendo seus interruptores na posição de “ligado”. Se a lâmpada acender, isso indica continuidade do motor, e se não acender indica interrupção.

No segundo caso, já teremos chegado a uma conclusão. O fio do motor pode estar interrompido, podem ocorrer problemas de escova ou o próprio interruptor pode estar com defeito.

No segundo caso, entretanto, se a lâmpada acender com seu brilho total, sem nenhuma redução, isso pode indicar que a bobina do motor se encontra em curto.

O aparelho não deve ser ligado diretamente à rede pois pode ocorrer excesso de corrente que culminará por queima-lo de modo definitivo.

 

f) Prova de eletrodomésticos com resistências:

As resistências que denominamos são assim impropriamente chamadas, já que na verdade são “elementos de aquecimento”. Estes elementos podem interromper-se, quando então o aparelho deixa de funcionar.

Com a lâmpada de prova, podemos facilmente encontrar estas interrupções.

Basta encostar as pontas de prova nos terminais do elemento de aquecimento, ou ainda os pinos de sua tomada. A lâmpada deve acender com tanto mais brilho quanto maior for a potência do aparelho em teste. Se a lâmpada não acender é sinal que o elemento se encontra interrompido, devendo., portanto, ser substituído.

 

g) Prova de transformadores:

Os transformadores elevadores de tensão (110 para 220 V) ou abaixadores (220 V para 110 V) podem ser provados da seguinte maneira:

Encoste as pontas de prova, primeiro nos terminais de entrada e depois nos terminais de saída.

Em ambos os casos a lâmpada deve acender com brilho abaixo do normal. Se a lâmpada não acender numa das provas é porque o enrolamento correspondente se encontra interrompido.

 

h) Prova de reatores:

Os reatores de lâmpadas fluorescentes podem ser provados, bastando para isso, que se encoste os terminais da lâmpada de prova nos seus terminais de acordo com cada bobina, conforme os desenhos em seus invólucros. Em cada bobina deve haver continuidade e a lâmpada deve acender com brilho abaixo do normal. Um brilho acima do normal indica um reator em curto.

Se a lâmpada não acender, o reator está com sua bobina interrompida.

Este tipo de provador não serve para testar lâmpadas do tipo fluorescente, econômica ou de LED de qualquer potência.