Verificador de Osciladores e Transmissores (IP177)

Você pode saber se seu oscilador ou seu transmissor está funcionando com um “farejador” de RF (Rádio Frequência). Podemos montar um usando apenas três componentes: uma bobina, um instrumento indicador que pode ser retirado de algum aparelho de som velho e um diodo de germânio como o 1N34 ou 1N60. Para transmissores na faixa de ondas médias, curtas e FM a bobina será formada por umas 10 a 40 espiras de fio fino (28 a 32) num bastão de ferrite de 10 a 20 cm, conforme mostra a figura abaixo.






Para usar basta aproximar a bobina do farejador da bobina do circuito que se deseja comprovar o funcionamento. Se ele estiver oscilando ou houver RF o ponteiro do indicado vai se mover.



Leia mais:
·       Medidor de Intensidade de Campo (INS017)

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia