Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Fertilize as plantas com uma bomba impressa em 3D

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Para todos, exceto para os jardineiros e botânicos mais experientes, cuidar do solo ao redor das plantas pode parecer um mistério insolúvel. O solo não só precisa da quantidade correta de nutrientes para as plantas prosperarem, mas também de uma certa quantidade de umidade, pH correto, temperatura adequada e uma série de outras qualidades. E, uma vez que você não pode gerenciar o que não pode medir, o autor do projeto criou uma configuração única para manter suas plantas, completa com bombas de nutrientes personalizadas.

 


 

Switch para Dual Boot Windows/Linux

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Se você possui dual-boot na sua máquina você já deve ter deixado passar em branco e o sistema operacional que estava rodando não é aquele que você gostaria que fosse. Isso deixa qualquer exausto. Pensando nisso, o autor do projeto utilizou um STM32 como um pen drive (mass storage) para alterar dinamicamente um arquivo do Grub. Uma blue pill possui essa capacidade. No link do artigo ele descreve exatamente o passo a passo do projeto, incluindo as dificuldades e os passos que o levaram a construir esse circuito.

 


 

Uma maneira fácil de colocar usb-c em todos os seus dispositivos

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O autor do projeto queria aproveitar a capacidade de alta potência do USB-C usando um design de hardware o mais simples possível. Depois de alguma pesquisa e prototipagem experimental, ele projetou a fpx - uma placa de fornecimento de energia USB-C fácil de usar. No entanto, a implementação prática do protocolo USB PD pode ser uma cama de espinhos. Negociar o fornecimento de energia geralmente requer um controlador PD dedicado acoplado a um microcontrolador para controle do usuário. Com o USB PD, uma porta USB-C pode ser configurada como uma fonte, um dissipador ou ambos e permite que os dispositivos conectados negociem até 100 W (20 V, 5 A) de energia. O fpx é baseado no popular controlador STUSB4500 PD, que faz a maior parte do trabalho pesado de PD. Para programar o STUSB4500, ele usou um microcontrolador ATtiny 816, cuja interface de programação e depuração UPDI consome menos espaço da placa.

Assista o vídeo clicando aqui

 


 

Tecnologia e Cultura

A biblioteca ArduinoShrink reduz o tamanho do código, aumenta a velocidade do firmware do Arduino AVR

Supõe-se que o Arduino AVR Core já seja eficiente, pois o código resultante será executado em AVR ATmega168 e ATmega328 MCUs com apenas 16 a 32 KB de armazenamento flash interno e velocidades de clock de 8 a 16 MHz. Mas Nerd Ralph sentiu que havia espaço para melhorias, pois, por exemplo, a amostra do Blink ocupa 924 bytes de armazenamento flash quando compilada para o Arduino Uno. Então, ele desenvolveu a biblioteca ArduinoShrink com as mesmas funções do Arduino AVR Core, mas permitindo arquivos de firmware menores e mais rápidos.

 


 

Xiaomi mi AX9000 - roteador com suporte wifi6 gerencia até 1000 clientes

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A Xiaomi lançou o roteador Mi AX6000 WiFI 6 Enhanced, que não deve ser confundido com o WiFI 6E, no início do ano. O roteador oferece link de até 4804 Mbps a 5 GHz e até 574 Mbps com uma configuração de antena 6 1, bem como uma porta de 2,5 GbE e várias portas Gigabit Ethernet.

 

Arduino Core para raspberry – RP2040

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Como o Arduino planeja lançar sua própria placa baseada no Raspberry Pi RP2040 com o Arduino Nano RP2040 Connect, seria de se esperar que o suporte de software para o IDE do Arduino viesse da própria empresa. Mas, aparentemente, a comunidade de desenvolvedores, ou mais exatamente Earle F. Philhower III, não queria esperar. Ele já havia escrito a biblioteca ESP8266Audio para arquivo de áudio e rotinas de reprodução de som I2S para ESP8266 e ESP32, e lançou recentemente o Raspberry Pi Pico Arduino Core no repositório Github arduino-pico.


 

Extras

Como contratar alguém que você nunca viu pessoalmente

A mudança para a contratação remota, voluntária ou não, trouxe consigo não apenas novas oportunidades, mas também novos desafios. Quando estamos tomando decisões de contratação, tradicionalmente fazemos isso somente depois de ter tempo suficiente para interagir com os novos contratados em potencial, principalmente pessoalmente. Não estamos apenas tentando entender se os candidatos têm o conhecimento, as habilidades e a experiência necessários, mas também queremos ser capazes de entender se podemos trabalhar bem com eles. Como podemos fazer isso enquanto continuamos a contratar remotamente em um futuro próximo? Para melhorar suas chances de encontrar a pessoa certa (mesmo que você nunca a tenha conhecido) e dar a ela a melhor chance de sucesso como um novo colega de equipe, há alguns ajustes que você deve considerar.


 

PiKVM - Raspberry PI

Um KVM sobre IP baseado em Raspberry Pi muito simples e totalmente funcional que você pode fazer com suas próprias mãos sem qualquer solda!

Este dispositivo ajuda a gerenciar servidores ou estações de trabalho remotamente, independentemente da saúde do sistema operacional ou se ele está instalado. Você pode consertar qualquer problema, configurar o BIOS e até reinstalar o sistema operacional usando o CD-ROM virtual ou o Flash Drive.


 

Leitura da Semana

A única coisa - Gary Keller

Neste livro, você vai aprender a:

  • · Reduzir o foco para se concentrar no que é mais importante
  • · Criar listas de sucesso, em vez de listas de tarefas
  • · Eliminar atividades desnecessárias
  • · Empregar sua energia de forma mais eficaz
  • · Encontrar seu propósito e estabelecer prioridades
  • · Se concentrar em sua Única Coisa para colher resultados extraordinários