Os capacitores armazenam energia elétrica. Podemos demonstrar isso com uma experiência interessante, muito simples, em que a descarga do capacitor através de um alto-falante permite a transformação da energia' em som.

Esta experiência não exige mais do que um jogo de pilhas ou uma bateria, um capacitor eletrolítico de 10 a 1000 µF e um pequeno alto-falante. Na figura mostramos o diagrama e a montagem.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O procedimento para a realização da experiência é simples principalmente, ligamos os terminais do capacitor às pilhas, através de suporte apropriado, observando a polaridade. Bastará que esta ligação seja feita por alguns segundos para que o capacitor se carregue completamente. Depois, desligamos o capacitor, tomando cuidado para não encostar um terminal no outro, pois isso causaria sua descarga, e o ligamos ao alto-falante. No momento em que isso for feito ocorre a descarga e o alto-falante produz um estalido.

Com a descarga completa, não adianta mais encostar o capacitor no alto-falante, pois nenhum som será ouvido.

Para repetir a experiência é preciso carregar novamente o capacitor.

Faça a experiência com capacitores de diversos valores. Veja de que modo o valor influi na intensidade do som produzido.

Para o caso de capacitores eletrolíticos, a carga não poderá ser mantida por mais do que meia hora (tipicamente), pois fugas no próprio componente fazem com que ela se escoe gradualmente. Assim, normalmente, depois de algum tempo, o capacitor carregado não terá mais sua carga. Um capacitor com defeito ou em curto também não conseguirá reter sua carga.

Esta experiência permite que verifiquemos se um capacitor eletrolítico está ou não em bom estado.

 


 

 

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST