Folheando revistas antigas nos deparamos em uma edição da Electrical Experimenter de Maio de 1919 com uma ideia bastante interessante, explorada na época em demonstrações escolares sobre o princípio de funcionamento do giroscópio. Já exploramos o assunto numa estória do Prof. Ventura (Entrega Rápida), mas é muito interessante vermos como a tecnologia já era bem explorada a 100 anos atrás.

HIST012S

Electrical Experimenter era uma das muitas revistas publicadas por Hugo Gernsback, precursor do DiY e da Tecnologia no início do século passado. Veja mais sobre esse homem em nosso artigo HIST005.

Sabemos da física que o momento de inércia de um disco que gira em alta velocidade e que possui massa considerável é responsável pela ação do giroscópio. Esse princípio da física é amplamente aproveitado nos sensores inércias de vital importância para o equilíbrio de robôs e estabilidade de drones em nossos dias.

Pois bem, a ideia da bicicleta é mostrar que pela grande inércia a qualquer mudança de direção do movimento que o giroscópio apresenta, não se consegue fazer com a bicicleta mude de direção, apenas indo e voltando e nem caia.