Hans Camenzind - O Pai do 555 (HIST037)

Em 1971 a Signetics lançou aquele que seria o mais popular de todos os circuitos integrados, o "famoso" 555 timer, que serve para praticamente tudo. Hans Camenzind, foi o responsável por isso.

 

Hans Camenzind
Hans Camenzind

 

Trabalhando na Signetics, que depois foi adquirida pela Philips, Hans que já havia projetado diversos circuitos integrados importantes como o 567 PLL, trabalho inicialmente com componentes discretos, obtendo então uma configuração "que funcionava". Os testes levaram meses, tanto, que tendo iniciado o projeto de 1970, o 555 só pode ser lançado um ano depois.

A configuração original tinha 23 transistores e um bom número de resistores. Na época, integrar tal circuito não era tão simples, tanto que o 555 foi o primeiro circuito da época com estas características.

Uma vez obtida esta configuração, o passo seguinte foi a integração e depois o nome. Naquela época, os circuitos integrados da Signetics começavam todos com a sesignação "5" (567, 547, etc.). Camenzind afirmava que um número forte como 555 deveria ser dado a um componente diferenciado, que deveria vender muito, e foi justamente o que ocorreu.

Com a configuração obtida, multi-uso, o nome 555 foi atribuído e o sucesso foi enorme, o que sabemos até hoje.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia